Lésbica e líder de candomblé, morre Mãe Stella de Oxóssi

Disputa entre companheira da religiosa, Graziela Domini, e família sobre local de enterro foi resolvida pela Justiça

Publicado em 29/12/2018
mae stella de oxossi lésbica graziele
Mãe Stella de Oxóssi e Graziela Domini viveram em união por 13 anos

Um das mais respeitadas líderes religiosas da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, morreu na quinta 27. O enterro foi objeto de disputa judicial entre a família dela e a companheira, Graziela Domini. O casal viveu conjuntamente por cinco anos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Graziela queria que o velório e o enterro se realizassem em Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano. Por algumas horas, o corpo da sacerdotisa foi velado na Câmara de Vereadores da cidade, entretanto houve mudança.

Seus seguidores do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, foram à Justiça para que o corpo fosse levado ao local e velado dentro de rituais do candomblé. A juíza Caroline Vieira, de Nazaré das Farinhas, decidiu que o corpo deveria ser trasladado para a capital baiana.

Para a jurista, não levar o corpo a Salvador seria uma afronta ao candomblé e aos fiéis do terreiro.

Graziela, companheira de Mãe Graziela desde 2003 e psicóloga, afirmou que não vai recorrer.

A relação entre as duas não foi a primeira da líder religiosa com outra mulher. De acordo com o antropológo e fundador do Grupo Gay da Bahia Luiz Mott, há relatos de mais de três décadas de relacionamentos lésbicos da líder religiosa.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.