Justiça sustenta proibição a casamento gay no Japão

Casais de gays e lésbicas perderam ação em tribunal de Osaka

Publicado em 22/06/2022
Justiça mantém proibição a casamento gay no Japão
Apenas parte do país tem parceria civil, que não resguarda mesmos direitos. Foto: Reuters

O tribunal de Justiça de Osaka determinou que a proibição ao casamento entre pessoas de mesmo sexo não é inconstitucional no Japão.

Curta o Guia Gay no Instagram

Foram à Justiça dois casais gays e um casal lésbico que ainda exigiam indenização de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 38 mil) por danos morais para cada um. O pedido foi negado.

O tribunal afirmou que o casamento é definido como a união apenas entre gêneros opostos, e que não houve debate suficiente sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo na sociedade japonesa.

A decisão é um revés aos direitos homossexuais no país, já que em março de 2021 um tribunal da cidade de Sapporo concordou com a ação proposta de que era inconstitucional não permitir essas uniões.

Na semana passada, o governo da cidade de Tóquio aprovou projeto de lei que reconhece parcerias entre pessoas do mesmo sexo, o que confere a gays e lésbicas alguns direitos, como o de visitação hospitalar e o de alugar imóvel juntos.

Na capital japonesa, pesquisa do governo local apontou que 70% da população é favorável ao casamento gay.

O único país na Ásia que regulamentou a união homossexual é Taiwan.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.