Itália retira nomes de mães lésbicas de certidões de nascimento

Medida tomada em Pádua atende decisão do governo federal

Publicado em 23/07/2023
maternidade lesbica
País não reconhece união homossexual nem barriga de aluguel

A cidade de Pádua, no norte da Itália, foi obrigada a retirar os nomes de mulheres que não são mães biológicas das certidões de nascimento dos filhos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo a CNN, a cidade foi a primeira a cancelar retroativamente as certidões após decisão da primeira-ministra Giorgia Meloni, que é de extrema-direita e assumiu o governo italiano em outubro passado.

Ao menos 33 crianças ficaram sem os nomes de uma das mães no documento. Este é o número de filhos de mulheres italianas que, desde 2017, fizeram inseminação artificial no exterior e depois registraram as crianças em seu país, quando ele era governado por Sergio Giordani, alinhado à centro-esquerda.

A barriga de aluguel ou barriga solidária e o casamento homossexual são ilegais na Itália.

Com a nova medida, apenas o pai biológico ou a mãe biológica podem ser citados na certidão.

Ativistas temem que outras cidades italianas - sobretudo as que são administradas pela centro-direita - façam o mesmo.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.