Histórico: Chile aprova o casamento homossexual

Agora, 80% da população da América vive em um país que reconhece o direito

Publicado em 07/12/2021
chile casamento igualitário
Houve forte mobilização ativista tanto nas ruas quanto nos gabinetes em prol da demanda

O Chile, enfim, se tornou o sexto país da América do Sul e nono nas Américas a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Curta o Guia Gay no Instagram

Nesta terça-feira 7, a Câmara dos Deputados aprovou o casamento homossexual.

O texto passou antes pela Comissão de Constituição do Senado e pelo plenário desta Casa, onde teve 21 votos a favor, oito contrários e uma abstenção.

O projeto de lei precisa apenas da sanção do presidente Sebastián Piñera, que é de direita.

O movimento LGBT conta com a aprovação já que foi o próprio Piñera quem pediu urgência ao Congresso do país para que esse direito fosse garantido, em junho. Anos antes, o mandatário era contrário a esse direito. 

Houve forte mobilização ativista tanto nas ruas quanto nos gabinetes para pressionar os parlamentares a aprovar o projeto de lei. 

Desde 2015, casais do mesmo sexo contavam no país com o Acordo de União Civil, que legalizava a situação legal das relações, mas não permitia, por exemplo, a adoção de crianças. 

A principal entidade LGBT do país, a Movilh, celebrou a conquista. 

"Após séculos de abusos, as portas da justiça, da igualdade e da dignidade se abrem para as pessoas do mesmo sexo."

Com a mudança do Chile, 80% da população da América, agora, vive em países que garantem o direito ao casamento igualitário.

No mundo, o Chile é a 30ª nação a legalizar a união gay e lésbica. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.