Governo Lula cria inédito conselho LGBT

Órgão correspondente anterior tinha sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Publicado em 08/04/2023
Silvio almeida gay lgbt
Órgão é ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, chefiado por Silvio Almeida

Foi publicado, na quinta-feira 6, no Diário Oficial da União, a criação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CNLGBTQIA+).

Curta o Guia Gay no Instagram

Em abril de 2019, nos primeiros meses de seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro extinguiu quase todos os conselhos de participação social, incluindo o Conselho Nacional de Combate à Discriminação, que cuidava da questão LGBT.

O novo órgão será formado por 19 representantes de organizações da sociedade civil e 19 representantes de ministérios do Governo Federal. Nenhum integrante será remunerado.

Monitorar ações governamentais voltadas a essa população, apoiar campanhas destinadas à promoção e à defesa de direitos e de políticas públicas para LGBT e acompanhar e apresentar recomendações de projetos legislativos sobre a comunidade são algumas das atribuições do conselho.

O decreto também prevê que o órgão possa instituir câmeras técnicas e grupos de trabalho ou estudo, além de elaboração de propostas sobre temas ligados ao assunto.

As despesas serão custeadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, de acordo com o governo. A pasta, chefiada por Silvio Almeida, também prestará apoio técnico na execução das atividades. 

As reuniões serão trimestrais, mas podem haver encontros de caráter extraordinário.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.