Gays são ameaçados de linchamento em Ciudad del Este, no Paraguai

Participantes de evento LGBT foram hostilizados por grupos 'pró-família'

Publicado em 28/10/2019
Gays são ameaçado de linchamento pelo vereador Celso Miranda Kelembu em Ciudad del Este no Paraguai
Participantes precisaram ser escoltados pela polícia e vereador homofóbico segurava cabo de aço. Fotos: Vanguardia / ABC ColorLegenda

Um festival LGBT terminou com ameça de linchamento em Ciudad del Este, no Paraguai, no sábado 26.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A cidade, que faz fronteira com o Brasil, é conhecida por aqui por ser onde milhares de brasileiros visitam anualmente para comprar produtos mais baratos.

Integrante da entidade SomosGay tiveram de pedir escolta policial para deixar o Parque Chino, local onde foi realizado o Festival pela Igualdade e pela Liberdade.

Segundo o site H2Foz, integrantes de chamados "grupos pró-vida" e "pró-família" ameaçaram agredir os participantes do evento com cabos de aço para "corrigi-los". Eles eram liderados pelo vereador Celso Miranda "Kelembu" (ANR).

O Grupo de Operações e a Polícia Montada seguiram com os participantes LGBT até a sede da organização no bairro Boquerón.

Durante todo o dia, LGBT foram hostilizados no local. Os grupos homofóbicos foram convocados, de acordo com a reportagem, pela deputada Sandra Miranda, pela advogada Dania Ríos Nacif e pela brasileira Sara Winter e estenderam lençóis ao redor para impedir que a manifestação fosse vista.

Em certo momento, Kelembu adentrou no parque e derrubou mesas e cadeiras e destruiu parte do cenário do evento. Houve enfrentamentos.

Quando a violência aumentou, vários membros dos grupos intolerantes reagiram contra o próprio vereador homofóbico pedindo que ele saísse.

Em setembro, na cidade de Hernandarias, na mesma região, uma marcha LGBT, organizada pelos mesmos ativistas, foi impedida de sair por causa de grupos intolerantes que atiravam ovos e pedras nos manifestantes.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.