Fake news: Papa Francisco não usou cruz para homenagear LGBT

Notícia circulou pelo mundo por causa de imagem que mostra artefato arco-íris no peito do pontífice

Publicado em 10/10/2020
Papa Francisco não usou cruz LGBT arco-íris
Francisco recebeu presente na Pastoral Juvenil Latino-Americana

Espalhada nas redes sociais, a informação de que o Papa Francisco usou cruz em homenagem à população LGBT é falsa.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Especializada em averiguação de notícias, a Agência Lupa informa que as cores muito próximas às da bandeira LGBT do acessório, na verdade, representam regiões territoriais e o artefato foi presente da Pastoral Juvenil Latino-Americana.

O verde corresponde ao México e à América Central, o amarelo-laranja representa a região do Caribe, o vermelho retrata a região dos Andes e o azul remete a cinco países: Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina.

A imagem que confundiu não só LGBT mas também conservadores (que criticaram o Papa por isso), é captura de tela de um vídeo gravado em 2018. Visitantes presentearam o pontífice durante a Pastoral do Papa

No vídeo, aparece Francisco recebendo a cruz. Ele a beija e a guarda em uma bolsa. Na sequência, após conversar com um jovem, o Papa volta a pegá-la e a coloca no peito. O vídeo também mostra outros representantes da igreja usando o mesmo colar.

Papa Francisco

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.