Em 3 anos no governo, Damares Alves fez só 4 reuniões com LGBT

Levantamento analisou 2.300 reuniões da ex-ministra que deixou governo Bolsonaro no fim de março

Publicado em 02/05/2022
Damares Alves
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos 38 meses em que esteve no comando do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves teve apenas quatro reuniões oficiais com a comunidade LGBT.

Curta o Guia Gay no Instagram

Levantamento do UOL analisou 2.300 compromissos da ex-ministra que deixou o cargo em 30 de março e sairá candidata a senadora pelo Distrito Federal nas eleições de outubro, pelo Republicanos.

Das únicas quatro reuniões com LGBT, uma delas foi com o Movimento de Ex-Gays do Brasil, um dia após a fundação do grupo, em agosto de 2019. A foto do encontro viralizou nas redes sociais.

Damares Alves recebe Movimento de Ex-Gays do Brasil

A média de pouco mais de um encontro por ano chama atenção já que a população LGBT é uma das minorias abarcadas na pasta. Aliás, LGBT foi o grupo identitário que menos foi recebido por Damares.

Segundo a pesquisa, Damares também deu pouca atenção a assuntos relacionados à igualdade racial - só 12 encontros no período, incluindo dois com lideranças quilombolas.

Do total de reuniões da pasta que leva mulher no nome, 72% foram com homens.

À reportagem, dentre suas explicações, Damares disse: "Que bom que a gente não faz essa distinção de sexo. Já pensou se eu dissesse que só vou atender mulher? Não ia dar certo."

O ministério agora é comandado por Cristiane Britto, antes secretária-executiva da pasta e ligada às igrejas do Evangelho Quadrangular e Batista da Lagoinha.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.