ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Eduardo Leite vai para 2º turno por apenas 2,5 mil votos

Pesquisas erraram: político gay era apontado como primeiro lugar, mas correu risco não seguir na disputa

Publicado em 03/10/2022
Eduardo Leite: governador gay vai para segundo turno no Rio Grande do Sul
Ex-governador assumiu-se gay em julho de 2021 no programa Conversa com Bial, da TV Globo

Único governador assumidamente gay que o País já teve, Eduardo Leite (PSDB) passou para o segundo turno por menos de 2.500 mil votos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Favorito nas pesquisas de intenção de voto, Leite não teve o mesmo desempenho que elas indicavam quando as urnas foram abertas neste domingo 2.

O bolsonarista Ônyx Lorenzoni (PL) ficou em primeiro lugar com 2.381.989 votos ou 37,5% do total.

Leite conquistou 1.701.761 votos - exatamente 2.491 votos a mais que o terceiro colocado Edegar Pretto (PT).

O ex-governador assumiu-se gay em julho de 2021 no programa Conversa com Bial, da TV Globo, ao declarar que namorava o médico Thalis Bolzan.

Leite foi parabenizado por políticos gays e héteros, na época, pela saída do armário, mas também virou alvo de outros nomes.

Para minimizar o seu feito, o ex-deputado federal Jean Wyllys tentou tirar a governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, do armário. Fátima, que foi reeleita, neste domingo, jamais declarou sua orientação sexual publicamente.

Ainda em 2021, Leite começou a costurar sua pré-candidatura à Presidência da República, mas perdeu as prévias do PSDB para João Doria.

Jornalistas especializados em política indicavam a possibilidade de uma chapa de Leite com Simone Tebet (MDB), o que não ocorreu. 

Contrariando suas declarações anteriores de que não seria candidato à reeleição, Leite acabou por decidir se candidatar novamente.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.