Dono de restaurante é condenado por comentário homofóbico

Proprietário de estabelecimento em São Paulo expôs orientação sexual de cliente que tinha reclamado do lugar

Publicado em 15/01/2021
gay homofobia justiça processo penal
Juiz afirmou que comentários homofóbicos "contraria a vida em sociedade" Foto: Depositphotos

O dono de restaurante em Sorocaba (a 83 km de São Paulo) foi condenado a indenizar um cliente após expor sua orientação sexual e de forma depreciativa.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Segundo site do Tribunal de Justiça de São Paulo, o autor da ação foi ao local com o namorado e uma amiga. Depois, ele avaliou o estabelecimento em site de viagens destacando pontos positivos e negativos.

O dono do restaurante respondeu ao comentário escrevendo que "estava mais do que na cara que vocês não iriam gostar" e que "nossa proposta é romântica, nada a ver com trinca LGBT".

O juiz Gustavo Scaf de Molon, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Sorocaba, afirmou que os réus "expuseram a orientação sexual do requerente, de forma inadequada, desnecessária e imprópria, publicamente".

"Em momento algum o requerente havia reclamado que o ambiente não era adequado a homossexuais, aliás, sequer mencionou em sua postagem que é homossexual, o que demonstra que alguém do restaurante realmente ficou reparando no requerente, seu namorado e sua amiga, a ponto de identificar sua orientação sexual e lembrar disso dias depois, quando foram responder a postagem do requerente."

"Vale destacar que comentários homofóbicos, em situações semelhantes à dos autos, vêm sendo altamente reprovados pela jurisprudência, demonstrando a gravidade e contrariedade desses atos à vida em sociedade", completou o magistrado. 

O estabelecimento e o proprietário foram condenados a pagar R$ 10 mil de indenização. Cabe recurso da sentença.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.