Dois assassinatos na mesma semana assustam LGBT no Chile

Uma trans foi queimada e um gay foi esfaqueado. Supostos responsáveis foram presos

Publicado em 18/08/2022
Chile gay transexual
Mortes de Ignacia Palma e Jaime Vergara levantaram debate sobre preconceito 

Dois assassinatos em apenas uma semana assustam a comunidade LGBT do Chile. O consolo é que foram identificados suspeitos pelos crimes. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O corpo da trans Ignacia Palma foi encontrado carbonizado, enquanto o chef Jaime Vergara foi morto a facadas após encontro marcado no aplicativo Grindr. Nas costas dele estava escrita a palavra "maraco", que é insulto de teor homofóbico no país.

Os episódios aconteceram em cidades diferentes e ocorreram na primeira semana de agosto. A força policial foi célere na resolução dos casos.

Na segunda 8, o Tribunal de Garantia de Quillota decretou prisão preventiva para jovem de 18 anos que se entregou à polícia e confessou ser o autor do assassinato de Jaime Vergara. 

No dia seguinte, o Ministério Público confirmou a prisão do suposto responsável pelo incêndio que causou a morte da trans Ignacia Palma, que era moradora de rua. Ele é imigrante em situação irregular no país.

O suspeito ficará em prisão preventiva enquanto decorrerem os 100 dias do prazo decretado para a investigação. Autoridades disseram que o ataque ocorreu após briga relacionada ao uso de drogas.

Os casos levantaram debate sobre o preconceito. Quase 90% dos homens e mulheres chilenos que fazem parte da comunidade LGBT já foram vítimas de discriminação em algum momento, segundo estudo feito pela Subsecretaria de Prevenção ao Crime.

O documento reconhece que a saúde mental da comunidade é uma dívida do país com agravo no caso de adolescentes.

Tags: chile

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.