Divulgado como criado em 2021, Casarão da Diversidade é de 2018

Imprensa reproduziu informações erradas iguais às que estavam em comunicados para imprensa recebidos pelo Guia Gay Salvador

Publicado em 16/01/2021

casarão da diversidade salvador bahia

 

bahia salvador casarão da diversidade

casarão da diversidade 2018

Acima estão alguns exemplos de manchetes que ganharam a mídia local e até nacional a respeito do Casarão da Diversidade, serviço com financiamento do Governo da Bahia. O que poderia ser informação, entretanto, foi enxurrada de fake news

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

As reportagens, do início do ano, afirmam que o serviço, localizado no Centro Histórico de Salvador e voltado a LGBT, começou a funcionar em 2021, entretanto, suas portas estão abertas desde 2018.

O erro não foi coincidência: tudo indica ter vindo da comunicação de serviço que funciona no Casarão da Diversidade. 

O Guia Gay Salvador recebeu, nos primeiros dias de janeiro, dois comunicados para imprensa do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), serviço que funciona dentro do estabelecimento, o qual abriga outros programas estaduais de apoio à comunidade arco-íris. 

O título de um é "Casarão da Diversidade inicia as atividades em Salvador". O de outro é "Casarão da Diversidade inicia as atividades de 2021". 

O foco da divulgação é o início do trabalho da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) como gestora do CPDD-LGBT, que oferece apoio jurídico e psicológico e faz encaminhamentos a apoio social.

Além de título com informação errada (caso do primeiro), ambos os textos informam de forma equivocada a data de fundação do Casarão, como se a inauguração tivesse sido feita em 2015. 

O Guia Gay Salvador, que esteve presente nos preparativos finais para abertura do Casarão, em 2018, contestou os comunicados para imprensa. 

Uma das respostas deu conta de que a data era informada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). No outro caso, depois de nove dias de espera, não houve retorno. 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.