Discriminar LGBT por palavras agora pode dar cadeia por até 5 anos

Mudança acontece por decisão do Supremo Tribunal Federal. Segmento foi incluso na conceito de injúria racial

Publicado em 22/08/2023
injuria racial lgbt gay
Ofensas verbais com base em orientação sexual e identidade de gênero são crimes inafiançáveis

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ofensas discriminatórias contra LGBT passem a ser crime imprescritível e inafiançável com pena de prisão entre dois e cinco anos de reclusão. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A determinação ocorreu na segunda 21, quando a corte deliberou por nove votos a um que as injúrias baseadas na orientação sexual e identidade de gênero se equivalem àquelas motivadas por raça ou etnia. 

Assim, LGBT passam a ter proteção da nova lei contra o racismo, que foi modificada em janeiro deste ano para abarcar o conceito de injúria racial. 

Desde 2019, também por decisão do STF, a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero tinha passado a ser vedada com base na lei do racismo (lei número 7.716/89). 

Antes da modificação ocorrida em 2023, de forma geral, apenas atos tais como impedir acesso a um lugar ou não dar emprego a uma pessoa, eram punidos por essa norma. Com a mudança, ofensas por palavras escritas ou faladas também passaram a gerar penas. 

Até então, a injúria racial estava prevista apenas no Código Penal, com sanções mais brandas.

É comum juristas afirmarem que racismo é ato contra um coletivo identitário e que injúria é ato contra um indivíduo. Entretanto, tal ideia não encontra base na lei citada, que é composta basicamente de situações contra uma pessoa. 

O julgamento foi motivado por embargo de declaração pedido pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e pelo Partido Cidadania, representados pelo advogado Paulo Iotti. 

O profissional foi o autor das ações, também em nome desses coletivos, que levaram à criminalização de atos discriminatórios contra LGBT. 

Nas redes sociais, ele celebrou. 

"Fica minha homenagem ao STF por mais esta decisão tecnicamente precisa e comprometida com o enfrentamento da homotransfobia."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.