Dicionário muda definições de 'homem' e 'mulher' e inclui LGB

Uma das acepções em inglês dos termos era ter atração unicamente pelo sexo oposto

Publicado em 09/11/2020
Dicionário Oxford muda definições e inclui gays e lésbicas
Mudança veio após abaixo-assinado e excluiu heterossexualidade obrigatória dos termos

O dicionário de inglês Oxford, um dos mais antigos e referência para linguistas, mudou as definições das palavras "homem" e "mulher". Como resultado, haverá inclusão da homo e da bissexualidade no conceito.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Até então, um dos significados para "mulher" era "uma esposa ou amante de um homem". Com a mudança, lê-se apenas "uma esposa ou amante".

O mesmo procedimento foi aplicado no vocábulo "homem": de "um marido ou amante de uma mulher" para "um marido ou amante".

As alterações vieram após abaixo-assinado que ganhou mais de 34 mil assinaturas movido pela ativista Maria Beatrice Giovanardi,

"Eu gostaria de dizer que sim, é uma vitória, porque estou muito feliz com todas as mudanças que eles fizeram, porque melhoramos muito a definição e os sinônimos em comparação com o que eram", comemorou ela ao jornal The Independent.

Maria Beatrice afirma, no entanto, que uma das demandas do movimento não foi atendida: a retirada do verbete "bitch" (vadia).

"Esse foi um dos nossos pontos principais e uma das razões pelas quais as pessoas estavam com tanta raiva em primeiro lugar", disse.

"Vou desafiá-los repetidamente, e se eles não fizerem mais alterações neste ponto, espero que logo percebam que, assim como idiota é depreciativo demais para o dicionário deles, que bitch é a mesma gíria vulgar e depreciativa demais para ser entendida da maneira despreocupada que eles pensam. Bitch não é apenas uma palavra ofensiva, é sexista e pode ser considerada um discurso de ódio porque as mulheres são um grupo oprimido."

O termo "bitch" não foi retirado, mas ganhou rótulo de "ofensivo" e "depreciativo". Já "prostitute" (prostituta) foi excluído.

Ao The Telegraph, a editora Oxford University Press (OUP) disse que o dicionário é "conduzido unicamente por evidências de como pessoas reais usam o inglês em suas vidas cotidianas".

"Expandimos a cobertura do dicionário de mulher com mais exemplos e frases idiomáticas que retratam as mulheres de uma maneira positiva e ativa. Asseguramos que sinônimos ou sentidos ofensivos sejam claramente rotulados como tal e incluídos apenas onde houver evidências de uso no mundo real."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.