Dia contra Homofobia: conheça 4 leis de Salvador pró-homossexuais

Dentre as normas há proteção contra o preconceito e referências à parada e a dia contra discriminação

Publicado em 17/05/2020
lei salvador gay lgbt
Um das leis determina que a política pública de assistência social deve incluir homossexuais

Há 20 anos, em 17 de maio de 1990, a maior demanda do movimento gay e lésbico mundial era alcançada: a retirada da homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A partir daí, a ciência em nível global deixava de considerar o desejo sexual e afetivo entre pessoas do mesmo sexo uma doença. Era conquista planetária que homossexuais no Brasil já tinham.

Cinco anos antes, por atuação liderada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), o Conselho Federal de Medicina havia excluído a homossexualidade do rol de desvios sexuais. 

Para celebrar o marco histórico mundial, o 17 de Maio passou a ser o Dia Internacional contra Homofobia (e não contra transfobia). 

Em 2020, a data no Brasil é especial. Trata-se do primeiro 17 de maio depois da discriminação contra LGBT ter sido tornada crime no País. A mudança ocorreu por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho do ano passado. 

Nesse tom de celebração, o Guia Gay Salvador lista quatro leis municipais que tratam da proteção e da cidadania homossexual. 

Do ponto de vista da legislação arco-íris e por obra da força do Grupo Gay da Bahia (GGB), Salvador há cerca de 20 anos tomou a frente e colecionou normas, que, olhada hoje, ficaram com termos obsoletos. 

De toda forma, Importante conhecê-las. Todas estão em vigor e podem ser usadas justamente para que nenhum dia seja dia da homofobia, mas sim da igualdade de direitos! 

Lei nº 6.498/2004 - Institui a data de 28 de Junho como o Dia Municipal do Orgulho Gay
A capital baiana é uma das poucas cidades no Brasil em que o 28 de Junho é data oficial.  Há 16 anos, de forma majoritária, as paradas e o dia levavam apenas o nome gay.

Lei nº 7.076/2006 - Institui o Dia Municipal contra a Homofobia
Dois anos depois de a ONU estabelecer o 17 de Maio como Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, foi a vez da capital baiana estabeler a data comemorativa. De fato, naquele dia em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tirou do rol de doenças a homossexualidade. Não trata de idenitidade de gênero, que cuja saída foi alcançada em 2018. 

Lei nº 9.498/2019 - Altera a lei nº 5.275/1997
Norma trocou o termo opção sexual, usado em 1997, e trocou por orientação e expressão sexual e identidade de gênero. O que fica é lei local que pune estabelecimentos públicos e privados que discriminem o segmento. 

Lei nº 9.541/2019 - Dispõe sobre Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município de Salvador e dá outras providências
Lei fundamental em toda a política de assistência social da cidade é explícita: a diversidade de orientação sexual deve esta inclusa em todas as ações da área.  


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.