Deputado quer direito de negar batismo a filhos de LGBT

Parlamentar federal Léo Motta (PSL-MG) reconhece que lei contra ódio a LGBT não inclui religião, mas defende reafirmação da regra

Publicado em 13/10/2020
Deputado Léo Motta quer proibir batismo a gays e lésbicas assumidas
Batismo é citado em projeto de lei proposto por Léo Motta

Parlamentar federal mineiro quer garantir que lideranças religiosas não sejam punidas se se recusarem a celebrar união entre homossexuais, batismo que envolva LGBT, inclusive filhos, ou quaisquer outras cerimônias que incluam pessoas do segmento.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Apresentado pelo deputado Léo Motta (PSL-MG), na terça-feira 13, o projeto de lei 4892/2020 é direto em seu artigo 1º: "A recusa por parte de líderes religiosos devidamente credenciados por suas ordens religiosas, em virtude de suas convicções e à luz dos preceitos que esposam, a realizar batismos, casamentos ou outras cerimônias religiosas envolvendo pessoas assumidamente homossexuais não caracteriza homofobia ou transfobia e não está sujeita a qualquer pena."

Na justificativa do PL, o parlamentar afirma que embora o Supremo Tribunal Federal tenha decidido, em 2019, enquadrar condutas homofóbicas e transfóbicas na Lei do Racismo, "não existe norma legal que defina aqueles tipos penais e muito menos que estabeleça, para eles, os critérios de individualização das penas".

"Em outras palavras, faz-se necessário, e até urgente, criar uma exceção para uma norma que não existe na legislação em vigor", escreve o deputado.

Na decisão do STF ficou determinado que "a repressão penal à prática da homotransfobia não alcança nem restringe ou limita o exercício da liberdade religiosa", mas Motta quer que haja legislação mais clara a respeito.

"Isso para que iniciativas de criminalizar atitudes absolutamente legítimas sejam rapidamente descartadas", justifica.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.