Cuba: governo abre portas para legalizar casamento gay

Proposta é criticada por prever possibilidade de passar por referendo

Publicado em 16/09/2021
casamento gay cuba
Em 2018, após ação religiosa, governo retirou emenda na Constituição sobre tema. Foto: Depositphotos

Na quarta-feira 15, o governo cubano publicou projeto de novo código de família que pode abrir caminho para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A proposta define casamento como "união voluntária de duas pessoas", diferentemente do texto atual que descreve como "união de um homem e uma mulher".

De acordo com a Agência Brasil, o projeto ainda passará por debates e pode receber emendas e passar por referendo popular.

Ativistas lamentam que o projeto esteja atrelado à chancela da população e argumentam que direitos humanos fundamentais não devem se sujeitar a esse escrutínio.

No entanto, estão otimistas quanto à aprovação.

Em 2018, após campanha de igrejas católicas e evangélicas, o governo desistiu de emenda que alterava a definição de casamento na nova Constituição do país.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.