Congresso terá novo deputado gay: Rafafá, o 1º pelo Nordeste

Tucano ocupará cadeira vaga por quatro meses pelo colega de partido Pedro Cunha Lima

Publicado em 06/04/2021
rafafá deputado federal gay paraíba
'Eu vou falar a realidade. Eu vou fazer o meu sendo gay. Todos os direitos são iguais', declarou sobre a nova missão

A "bancada arco-íris" no Congresso Nacional aumentará a partir da próxima semana. O humorista Rafael Pereira Sousa, mais conhecido como Rafafá (PSDB-PB), ocupará cadeira do deputado federal de Pedro Cunha Lima, também tucano e que se ausentará da Câmara, nesta sexta-feira 9, por quatro meses, para tratar de assuntos pessoais.

Curta o Guia Gay no Instagram

O paraibano, que é homossexual, será o primeiro deputado asssumidamente da comunidade LGBT a integrar a Câmara por um Estado do Nordeste.

O ex-deputado Jean Wyllys é baiano, mas foi eleito pelo Estado do Rio de Janeiro.

Rafafá se junta a David Miranda (Psol-RJ), gay, e Vivi Reis (Psol-PA), bissexual, na Casa. Somam-se a eles, no Congresso, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), gay.

O novo deputado concorreu às eleições em 2018 com o número 4569 e obteve 13.940 votos, o que o fez entrar como suplente de Cunha Lima. 

Natural de Campina Grande, Rafafá, tem origem na periferia e foi candidato três vezes a vereador pela cidade - ele também é suplente na Câmara Municipal local.

Ao blog do jornalista Heron Cid, disse: "Eu vou falar a realidade. Eu vou fazer o meu sendo gay. Todos os direitos são iguais. Seja hétero ou gay, todos têm que ser tratados iguais. A gente tem que pedir respeito e respeitar."

"Eu sou nato do povo. É a primeira vez que alguém tão simples vai representar a Paraíba. Os políticos precisam olhar para as pessoas. Quem tá muito alto não consegue enxergar quem tá no chão."

"Recebo com muito carinho o gesto do PSDB. A gente está exausto, cansado, e nunca tive uma chance como essa."

No Instagram do futuro parlamentar, há momentos íntimos, política e ativismo LGBT


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.