Burkina Faso proíbe TVs de mostrar conteúdo gay

País africano quer proteger crianças e resguardar valores

Publicado em 25/08/2023
Burkina Faso gay
Órgão estatal acredita que falar de homossexualidade na TV é inapropriado

Burkina Faso, na África Ocidental, vai passar a censurar conteúdo homossexual na TV.

Curta o Guia Gay no Instagram

A medida foi anunciada nesta sexta-feira 25 pelo Conselho Superior de Comunicação do Burkina Faso (CSC).

Segundo o site Notícias ao Minuto, a Agência de Informação (AIB) do país divulgou que a medida visa proteger crianças e adolescentes e para que os canais "estejam isentos de qualquer conteúdo ou cena homossexual"

Para o órgão do governo, falar de homossexualidade é inapropriado para menores de idade e também vai contra "os valores e a moral" do país.

A homossexualidade não é criminalizada no Burkina Faso, mas também não há nenhum lei que proteja LGBT ou mesmo que lhes deem os mesmos direitos que outros cidadãos.

A nação africana sofreu dois golpes de Estado - em 2021 e 2022 - e se aproximou, assim como países vizinhos, da Rússia. 

Comandada por Vladimir Putin desde 2012, a Rússia é constantemente apontada por ativistas de direitos humanos como nação que persegue pessoas da comunidade LGBT.

Lá, vigora, desde 2013, lei que proíbe a "propaganda gay" em frente a menores de idade. Na prática, é vetado hastear bandeiras LGBT, organizar paradas do orgulho, beijar em público ou mostrar qualquer palavra ou imagem de orgulho LGBT numa camiseta ou boné, dentre outras inúmeras proibições.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.