Buenos Aires dá nome de ativista gay a nova estação de metrô

Prefeito ressaltou que região da Recoleta foi pioneira em locais LGBT na capital argentina

Publicado em 25/03/2017
Carlos Jáuregui - ativista gay vira nome de estação de metrô em Buenos Aires
Estação na Recoleta ganhou escadas nos tons do arco-íris

O orgulho arco-íris só se espalha pela Argentina. A capital Buenos Aires renomeou, esta semana, uma das recém-inauguradas estações da linha H do metrô como Santa Fe - Carlos Jáuregui.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O projeto de renomear a estação, que fica na confluência das avenidas Santa Fe e Pueyrrédon, na Recoleta, foi aprovado em primeira votação pelos legisladores da cidade e apoiado pelo prefeito, Horacio Rodríguez Larreta. 

Em sua conta no Twitter, Larreta lembrou que outras estações da cidade prestam homenagens a nomes emblemáticos e que a "Avenida Santa Fe tem sido fundamental para o desenvolvimento da visibilidade LGBT e, por essas ruas, há anos, começou a formalizar e expandir uma rede de locais comerciais de sociabilidade para os homossexuais que antes eram clandestinos ou tinham caráter de ocultos ou secretos".

Carlos Jáuregui é reconhecido como um dos maiores nomes do ativismo arco-íris da Argentina de todos os tempos. Professor de história, Jáuregui foi o primeiro presidente Comunidade Homossexual Argentina, a mais antiga entidade LGBT ainda aberta no país, entre 1984 e 1987, e posteriormente fundou a associação Gays por Direitos Civis. Em 1992, o militante esteve à frente da primeira Marcha do Orgulho Gay Lésbico de Buenos Aires. Jáuregui morreu com apenas 38 anos em 1996 vítima de complicações do vírus da aids.

Carlos Jáuregui - ativista gay vira nome de estação de metrô na Recoleta, em Buenos Aires

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.