Antes do arroz com passas, tem arco-íris! Haverá pelo menos 21 paradas do orgulho LGBT em dezembro. Três delas serão as edições de capitais.
Receba notícias do Guia Gay no seu Whatsapp! Clique aqui!
Marchas no mês das festas de fim de ano é algo raro no mundo, mas em terras brasileiras haverá até uma quatro dias antes do Papai Noel descer as chaminés.
Trata-se de Natal, a capital potiguar, que fará a 27ª edição do evento. O movimento arco-íris local vai reunir milhares de LGBT na Praça dos Gringos, na famosa Praia de Ponta Negra, em 21 de dezembro. Não haverá caminhada. Todas atrações se apresentarão no palco.
Porto Alegre, dona da segunda marcha LGBT mais antiga do Brasil, vai ver o Parque da Redenção cheio de cores por conta da 28ª Parada Livre, que será realizada no domingo 7 a partir de 11h. O tema é "Revolte-se. Parada é protesto".
A lista inclui ainda João Pessoa, cuja passeata começará em frente ao Sesc Cabo Branco às 13h no sábado 6. O after está marcado no Recanto Jampa.
Jampa é forma abreviada de paraibanos chamarem a cidade.
Um das paradas arco-íris de periferia mais simbólicas do Brasil, a de Madureira, no Rio de Janeiro já começou a divulgar as atrações que agitarão o domingo 14.
Um dos responsáveis pelo evento é o carnavalesco Milton Cunha, que atua como diretor artístico do evento e é vice-presidente do grupo ativista MGTT, organizador da parada.
Dentre as cidades que praticamente vão emendar os climas de orgulho, natalino e de virada do ano estão Timon (MA), Rondonópolis (MT) e Porto Grande (AP), com paradas no sábado 6; Balneário Camboriú (SC), Maricá (RJ) e Ceilândia (DF) com agito ativista no domingo 7; e Pelotas (RS) oito dias depois.
Veja lista completa na edição 2025 do Calendário Paradas, feito pelo Guia Gay e que compila as datas e locais de concentração de mais de 300 eventos do orgulho em todo o Brasil a cada ano. É o maior levantamento do gênero no País.