'Bancada' LGBT no Congresso Nacional ganha integrante e perde outro

Quase foi batido recorde no número de integrantes, entretanto quantidade se manterá em três parlamentares

Publicado em 02/01/2021
calero vivi reis gay bissexual deputado congresso nacional lgbt
Calero assumiu cargo na prefeitura do Rio. Vivi tomou posse como vereadora, renunciou em seguida e virou deputada

Uma boa e uma má notícia para LGBT no que diz respeito ao Congresso Nacional.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Nesta sexta 1º, a "bancada" arco-íris ganhou uma integrante. A psolista e bissexual Vivi Reis, de 29 anos e do Pará, tomou posse como deputada federal. Com ela, seria expandido o recorde de integrantes abertamente LGBT no Poder Legislativo nacional, com quatro parlamentares.

Entretanto, houve perda de integrante. Gay, Marcelo Calero (Cidadania) deixou o cargo de deputado federal para ser secretário de Governo e Integridade Pública na prefeitura do Rio de Janeiro. 

Então o grupo arco-íris continuará com três pessoas, que é o maior número na história do Congresso Nacional. Além de Vivi Reis, está o colega David Miranda (Psol-RJ) e o senador Fabiano Contarado (Rede-ES). Ambos gays.

Vivi conseguiu entrar na Câmara dos Deputados devido à vaga aberta pela saída de Edmilson Rodrigues, também do Psol paraense e que foi eleito prefeito da capital no fim de novembro de 2020. 

Antes disso, a comemoração de Vivi foi ter sido eleita vereadora por Belém. Com os dois cargos disponíveis para ela, a psolista tomou posse como vereadora nesta sexta 1º para logo renunciar e aí sair da suplência e tornar-se deputada federal. 

Vivi é a primeira mulher assumidamente da comunidade LGBT a ter cargo eletivo no Congresso Nacional. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.