1 em cada 4 LGBT já tentou suicídio na Colômbia, diz estudo

Pesquisa mostra que 21% dos entrevistados foi levado a algum tipo de lugar para 'cura gay'

Publicado em 12/05/2020
Um em cada quatro LGBT da Colômbia já tentou suicídio
71% dos gays já sofreu agressão verbal alguma vez no país sul-americano

Um recente estudo mostra que a comunidade LGBT na Colômbia tem um histórico de discriminação e problemas psicológicos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Pesquisa do Williams Institute da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, junto com o Projeto Colaborativo Colômbia, revelou que mais da metade (55%) dos LGBT relataram já terem pensado em suicídio e 25% já tá tentaram se matar alguma vez.

Ao todo, três quartos (75%) disseram terem sido intimidados pelo menos uma vez antes de completar 18 anos e 25% já foram demitidos ou tiveam empregos negados por serem LGBT.

"Registramos taxas extremamente altas de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio. Considerando os níveis de violência, vitimização e discriminação experimentados pelos entrevistados LGBT, não surpreende que os entrevistados tenham relatado taxas tão altas de pensamento suicida e tentativa de suicídio", disse Jennifer Flórez-Donado, coautora do estudo. 

"Esta pesquisa mostra como é importante desenvolver programas de prevenção de suicídio e programas de tratamento da violência para pessoas LGBT no país."

Um em cada cinco entrevistados (21%) já foi submetido a alguma terapia de conversão (a chamada "cura gay). Dentre transexuais, a taxa sobe para 35%.

Perguntados se já sofreram agressão verbal, a resposta foi positiva para 76% dos transexuais, 71% dos gays, 65% dos homens bissexuais, 61% das mulheres bissexuais e 60% das lésbicas.

"Embora esta pesquisa represente o maior estudo sobre pessoas LGBT da Colômbia até o momento, são necessários mais dados para fornecer uma compreensão profunda e abrangente da vida das pessoas LGBT", disse Ilan H. Meyer, acadêmico do Williams Institute.

"A coleta de dados que identifica pessoas LGBT em pesquisas nacionais e regionais de saúde pública pode fornecer informações aos formuladores de políticas e defensores da comunidade sobre como atender melhor às necessidades da comunidade LGBT na Colômbia."

Foram entrevistados 4.867 LGBT de 29 dos 32 departamentos colombianos, além do distrito-capital, Bogotá.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.