Abaixo-assinado pede que Brasil dê asilo a gays da Chechênia

Há relatos de perseguições e até assassinatos em região russa conflituosa

Publicado em 23/05/2017
Abaixo-assinado pede que Brasil dê asilo para gays da Chechênia
Manifestação de LGBT na Rússia, onde há limitação de direitos à nossa comunidade

A situação na Chechênia, no Sudoeste da Rússia, é crítica para os homossexuais. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Denúncias de torturas e assassinatos contra gays na região se espalharam pelo mundo. Ainda que a Embaixada da Rússia no Brasil não reconheça essas violações, alegando que tratam-se de boatos espalhados por uma jornalista local mal-intencionada, é notório que algo de muito errado ocorre por lá.

Mais
>>> Na Chechênia, gay de 17 anos é atirado de prédio pelo próprio tio

A entidade arco-íris Russian LGBT Network afirma, segundo o HuffPost, que resgatou 42 homossexuais da perseguição anti-gays na Chechênia. E uma petição foi aberta no site Avaaz para que o Brasil dê asilo político a estes homens.

"Precisamos nos mobilizar e pressionar o governo federal e o Ministério de Direitos Humanos para que o Brasil se posicione em defesa dos direitos básicos dessas pessoas e ofereça refúgio a eles", diz a petição, aberta pelo estudante e ativista LGBT Rafael Campos.

À nossa reportagem, Rafael contou que assim que recolher um número expressivo de assinaturas (até o momento passam de 7.300), ele pretende levar o abaixo-assinado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e encaminhá-la ao ministério.

"O que está em jogo são vidas humanas e o direito das pessoas existirem e não serem mortas apenas por serem quem são. Isso não é uma questão política, é uma questão de humanidade", encerra a petição. Interessados em assiná-la podem clicar aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.