Embaixada russa no Brasil nega perseguição a gays na Chechênia

Para representação diplomática, jornalista divulgou informações que não são fatos e tem 'objetivos interesseiros'

Publicado em 19/05/2017
Embaixada russa no Brasil nega perseguição a gays na Chechênia
Não há perseguição a LGBT na região, afirma embaixada

Para a Embaixada da Rússia no Brasil, não passa de especulação a perseguição a gays na Chechênia divulgada internacionalmente nas últimas semanas.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em resposta à Aliança Nacional LGBTI, que questionou o governo russo a respeito das denúncias, a embaixada informou que o Conselho dos Direitos Humanos russo e as autoridades locais não encontraram nenhuma confirmação quanto às perseguições sofridas por cidadãos LGBT divulgadas pela jornalista Elena Milashina, do jornal Novaya Gazeta.

Mais
>>> Na Chechênia, gay de 17 anos é atirado de prédio pelo próprio tio

A embaixada afirma que o um membro do conselho, Sra. Saratova, declarou "que não tinha recebido nenhuma declaração de tal contento" e que a conselheira frisou ter ajudado várias vezes a jornalista da Novaya Gazeta a recolher informações oficiais, mas que "desta vez Milashina está perseguindo alguns objetivos incompreensíveis e publica materiais não baseados em fatos".

A representação diplomática também aponta que o principal ativista arco-íris do país, Nikolay Alexeyev, critivou Milashina pela campanha contra a Chechênia e a acusou de publicar informações falsas. "Ele expressou a opinião de que a atividade da E. Milashina não está ligada à defesa dos direitos das pessoas com orientação sexual não tradicional e que a jornalista está perseguindo os seus próprios objetivos interesseiros", escreve a embaixada. 

Em abril, Elena revelou à BBC ter conhecimento de quatro prisões secretas, onde pessoas LGBT estariam sendo torturadas e assassinadas, o que passou a ser conhecido na imprensa como "campos de concentração para gays" na região.

Poucas semanas depois, um sobrevivente da violência homofóbica na Chechênia disse à revista russa Snob ter sabido, por meio de um líder religioso local, que famílias são induzidas a matar seus próprios filhos quando descobrem que são homossexuais.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.