Templo do transformismo em Salvador, Âncora do Marujo faz 16 anos

Lugar é um dos poucos do Brasil a ter shows de transformistas de terça a domingo

Publicado em 13/04/2016
ancora do marujo salvador gay
Estabelecimento promove diversos concursos de transformismo

A astronomia não teria explicação: uma constelação gigantesca cabe em um espaço comedido? Fora da ciência e dentro da magia da noite soteropolitana é que está a resposta: cabe sim! E há 16 anos! É só ir ao bar Âncora do Marujo, que faz aniversário na quarta 13. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A história começou na praia. O primeiro Âncora do Marujo foi uma barraca na orla, liderada por Fernando Antônio. Em 2000, em sociedade com Wilson Santos Silva, veio um novo lugar: o imóvel na Avenida Carlos Gomes transformou-se em bar e também em casa de Fernando.

Com experiência em teatro, Fernando convive com artistas desde os anos 1990. Foi essa turma que transformou o bar em ponto de encontro de talentos.

A entrada do bar, com paredes tomadas por fotos de trans performáticas e artistas transformistas, mostra o caminho cheio de brilho que tornou o bar em templo do transformismo de Salvador, simplesmente uma das capitais brasileiras com mais talentos nessa arte.

Tal caracteristica é motivo de orgulho para Fernando. "Tenho alegria imensa por proporcionar esse espaço. Praticamente todos os talentos do transformismo de Salvador começaram ou pelo menos passaram por aqui." O Âncora é um dos poucos lugares do Brasil que oferecem shows de transformismos de terça a domingo.

A convivência não é feita apenas de luzes, entretanto. "É como família. Há desentendimentos, mas a gente se ama", diz Fernando sem citar diretamente o caso mais recente de rompimento com um dos principais nomes de seu elenco.

fernando ancora do marujo
Fernando e o Marujo: religiosidade e festa

Os casos e ocasos ocorrem sob guarda do Marujo, entidade do candomblé. Imagem dele está em parte alta do bar, de onde só sai para cortejo, em 13 de dezembro, feito religiosamente pelo lugar.

O "âncora" entra aí "para marcar que aqui é o lugar para todos aportarem", explica o proprietário.

Foco de documentário homônimo, o Âncora, de dimensões e ambientação assemelhadas a de um pequeno pub arco-íris com decoração simples, tem nos concursos a plataforma inicial de muitas transformistas.

Dentre as disputas estão Talento Marujo (atualmente sendo realizado), Garota Marujo, Garota Jenipapo e Estrela Marujo. Céu que não aumenta, mas com capacidade infinita de receber estrelas de alta grandeza.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.