Histórico beijo gay de 'Amor à Vida' completa 10 anos

Novela de Walcyr Carrasco não era para ter sido a primeira a exibir a cena homossexual

Publicado em 31/01/2024
Amor à Vida beijo gay
Amor entre Félix e Niko arrebatou o público

Nesta quarta-feira 31, completa-se 10 anos do histórico beijo entre Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) no último capítulo de Amor à Vida.

Curta o Guia Gay no Instagram

Inicialmente um vilão - capaz de jogar a própria sobrinha recém-nascida na lata de lixo - Félix foi se humanizando durante a trama de Walcyr Carrasco, sobretudo ao se interessar por Niko.

Niko se separa do marido, Eron (Marcello Antony), por este se envolver com Amarilys (Danielle Winits), que era barriga solidária do filho do casal. O caminho, então, fica livre para que a paixão floresça entre Niko e Félix.

Durante meses, o público torceu pelo casal e aguardou ansioso pelo beijo sem ter certeza se a cena iria realmente rolar. Confira 5 fatos a respeito do beijo e dos personagens:

1) Torcida hétero impulsionou Globo a mostrar a sequência gay
"O Félix foi um caso de amor com o público. O beijo gay aconteceu por exigência do Brasil", afirmou Solano durante participação no "Flow Podcast", em 2023.

"Em determinado momento (...) até o cara mais machão falou: 'pô, não vai beijar aquele cara não?' Entendeu? O Brasil inteiro estava esperando e exigindo. Então foi uma pressão. O público pressionou a empresa que estava produzindo a novela a ponto de a empresa ir para a frente, evoluir. Ótimo. A gente precisa de mais coisas dessas."

2) Casal gay roubou holofotes do casal hétero
O principal casal da trama - os mocinhos - eram Paloma (Paolla Oliveira), irmã de Félix, e Bruno (Malvino Salvador). À certa altura da história, entretanto, o público parecia só ter olhos para Félix e Niko, chamado carinhosamente pelo amado de Carneirinho. 

3) Félix era para ser uma mulher hétero
Pouca gente sabe que Félix quase não existiu. A ideia inicial de Walcyr era fazer uma competição entre irmãs e a maldosa da trama seria vivida por Flávia Alessandra ou Cláudia Raia. As duas atrizes, porém, foram escaladas para a novela que antecedeu Amor à Vida no horário das nove, Salve Jorge, impedindo ambas de aceitarem o papel. Isso fez com que Walcyr recalculasse a rota e pensasse em transformar a vilã em um vilão homossexual.

4) Este não foi o 1º beijo gay de Solano na TV
O ator já havia gravado, uma década antes, um beijo homossexual, mas que foi cortado pela TV Globo. A cena era da minissérie Um Só Coração (2004), de Maria Adelaide Amaral.

5) Outro beijo gay era para ter sido o 1º nas novelas
Assim como em Amor à Vida, no último capítulo de América (2005), o público também esperava por um beijo gay. Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) se apaixonavam no meio da trama. Glória Perez escreveu a cena, os atores gravaram, mas a emissora vetou a sequência poucas horas antes de ir ao ar. Atores e autora não esconderam a frustração com a covardia da Globo e poderiam ter feito história oito anos e três meses antes.

É importante lembrar que Amor à Vida teve a primazia de exibir o primeiro beijo gay em novelas da TV Globo e ainda por cima no programa mais visto da TV brasileira há décadas, que é a novela das nove. Outros beijos, em outras emissoras ou contextos, já haviam sido exibidos.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.