Bonecas Pretas abre temporada com mensagem de empoderamento LGBT negro

Coletivo artístico com sete integrantes estará todas as sextas de julho no palco do Âncora do Marujo

Publicado em 07/07/2017
Bonecas Pretas: espetáculo de empoderamento gay e negro em Salvador
Elza Soares, Paula Lima e Linn da Quebrada estão no repertório do espetáculo

Com a mensagem de empoderamento de LGBT negros e de celebração da arte drag queen, o coletivo Bonecas Pretas inicia, nesta sexta-feira 7, temporada no Âncora do Marujo.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Trata-se da confirmação do caminho de sucesso do grupo artístico que se reuniu em abril para apenas algumas apresentações no Tropical Club. O orgulho de ser, entretanto, permaneceu, contou uma das sete integrantes do Bonecas Pretas, Ferah Sunshine, ao Guia Gay Salvador.  

"Eu tinha muita vontade de fazer um espetáculo para boate só com drags negras. Aí veio um colega e me fez essa proposta, de montar um coletivo e ser algo permanente." Com Ferah, estão Alehandra Dellavega, Brendah Barbieri, Dandara Byonce, Sasha Hells, Suzzy D'Costa e Yanna Stefens.

A respeito de inspirações, Ferah cita o Afro Bapho, coletivo negro que se expressa por artes tais como performances e grafite, e também a House of Gloom, grupo de drags soteropolitano. "Elas se juntaram para ter visibilidade e se fortalecer. Cada uma ajuda a outra, inclusive materialmente."

A vontade de unir foi a semente do Bonecas Pretas. "A gente tem muitas drags pretas na cidade, mas cada uma fazendo o seu, e quando a gente se junta, ficamos mais fortes e chamamos mais atenção para as questões que temos discutido em nossos shows."

A montagem é composta por esquetes, poesias e, claro, música. No repertório estão ícones do movimento negro e/ou LGBT, tais como Paula Lima, Margareth Menezes, Gloria Groove, Pabllo Vittar, Linn da Quebrada, Ellen Oléria e Elza Soares

Antes que alguém fale em divisões, apartheid, a artista conta que o objetivo é tanto contribuir com a cena LGBT de Salvador quanto fazer ecoar uma mensagem. 

"Somos sete bichas pretas montadas, só isso já é um puta discurso", diz. "Mas, e aí? O que a gente vai fazer? Aí a necessidade de criar esse espetáculo itinerante que temos apresentado nas casas e temos feito também muitos eventos privados para dar voz. Pão e circo tem em qualquer lugar. A gente quer divertir, mas também informar, fazer arte."

A temporada de Bonecas Pretas ocupa o Âncora do Marujo todas as sextas de julho. Mais detalhes estão em nossa Agenda. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.