Parada LGBT da Bahia não terá Semana da Diversidade em 2018

Marcha será realizada no domingo 9 com saida da Praça do Campo Grande

Publicado em 29/08/2018
17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia não terá Semana da Diversidade
Programação está restrita, em 2018, ao dia da marcha. Foto: Genilson Coutinho

A Parada do Orgulho LGBT da Bahia não terá, pela primeira vez, em vários anos, eventos anteriores ao dia da marcha.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em 2017, a Semana da Diversidade, que antecede a parada, estava em sua sexta edição e já apresentava significativa diminuição em relação aos anos anteriores. Foram realizados apenas três debates e exibidos dois longas-metragens.

Neste ano, na 17ª edição do evento, haverá apenas shows de transformistas e grupos musicais no dia marcha - domingo 9 de setembro - no palco instalado na Praça do Campo Grande.

Pela assessoria de imprensa, o Grupo Gay da Bahia (GGB), organizador do evento, informou que a não feitura da Semana da Diversidade, que incluía a Parada do Tororó, foi decisão da entidade. Não foram explicados os motivos.

As apresentações no domingo serão realizadas entre 11h e 21h30. No local, também haverá testagem para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais e distribuição de 20 mil preservativos.

Ao meio-dia, será feita entrega do troféu do GGB "Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT", no Foyer do Teatro Castro Alves.

O tema desta edição da parada é "Abraço à Diversidade". A ideia, segundo o presidente do GGB Marcelo Cerqueira, é transformar o local "num grande abraçódromo".

O desfile dos trios ocorrerá na região entre 15h e 20h. Após inúmeras críticas nas redes sociais após a edição passada (de roubos e agressão a LGBT por parte de héteros), a direção da parada declarou que reformularia o evento e que extinguiria a participação dos trios.

O GGB está com dificuldade em conseguir patrocínio para a marcha. Foi aberta uma campanha no site de financiamento coletivo Vakinha, no ínício do mês, com o objetivo de arrecadar R$ 55 mil. Até agora, porém, foram doados apenas R$ 100.

A realização da parada é do GGB, Quimbanda e CBAA, com apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador, Uber e Dois Terços.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.