Cristo 'sexy' e 'afeminado' gera polêmica na Espanha

Artista disse ser absurdo ver algo de sensual na arte, inspirada no seu filho

Publicado em 30/01/2024
Jesus Cristo espanhol cria polêmica
Salustiano García: autor e sua obra. Foto: AFP

Um Jesus Cristo considerado "sexualizado" e "afeminado" tem causado alvoroço dentre católicos na Espanha com pedidos de remoção de anúncio.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

A polêmica se iniciou no sábado 27 quando foi divulgado cartaz da Semana Santa de Sevilha, no sul do país.

Apenas com um tecido sobre seus órgãos sexuais, o Jesus do artista local Salustiano García deveria ficar exposto por toda a cidade.

"Uma verdadeira vergonha e aberração", bradou o Instituto de Política Social sobre o Cristo pintado na imagem e considerado "afeminado".

Jesus gay

Javier Navarro, líder do partido de extrema-direita Vox disse que a intenção do pôster era buscar a "provocação".

Na segunda-feira 29, mais de 10 mil pessoas assinaram petição pública na plataforma Charge.org pedindo defesa da "tradição" e do "fervor religioso".

O artista se defendeu: "É preciso estar doente para ver sexualidade em meu Cristo". Ele explicou que usou seu próprio filho como modelo para o cartaz e que ambos riram com a politização que fizeram de sua obra.

Segundo a Agência France-Presse, os socialistas defenderam a obra e criticaram "as expressões de homofobia e ódio" dos conservadores.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.