50 LGBT Mais Influentes 2023 - 30º ao 21º lugar

Políticos, ativistas, influenciadores e jornalistas figuram no ranking elaborado anualmente pelo Guia Gay

Publicado em 21/02/2024

50 lgbt mais influentes do brasil 2023

Um grupo identitário, tal como um continente, uma nação e uma etnia, também se faz ao reconhecer os seus. 

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Não que a história seja feita apenas por uns, mas é impensável negar que há sim aquelas pessoas que a fazem ganhar relevância, possuem força para aglutinar outras e mereçam ter seu nome lembrado. 

Com LGBT não é diferente! Muito pelo contrário! Para um segmento identitário tão invisibilizado e perseguido por milênios, é necessário e importante distinguir quem é capaz de mover estruturas, arregimentar mentes, cativar pessoas, destacar-se e/ou ser modelo para outros. 

Por esse motivo, mais uma vez, o Guia Gay, rede de cinco sites voltados à comunidade arco-íris e com dez anos de trajetória, faz a edição da lista 50 LGBT Mais Influentes do Brasil.  

É nossa contribuição para que LGBT e toda sociedade possa saber, sem julgamento de valores, indivíduos que detêm estatura social de relevo e colocam seu nome dentre aqueles que possuem habilidade de construir, seja na cultura, no entretenimento, na política, no jornalismo e na economia, por exemplo, o País e, em alguns casos, também os laços que unem o segmento.

O critério não é arrolar heróis ou anti-heróis, bons ou maus, corretos ou não. Não se trata de lista guiada por representatividade de nenhum matiz para além da questão LGBT de forma geral.  

Trata-se, isso sim, de compilado de personalidades com influência, que pode ser formal (tal como o de um gestor público ou empresário), derivada da fama, medida por seguidores ou pelo número de indivíduos sob seu poder, avaliada pelos impactos sociais provocados, dimensionada pelo poder de mobilização demonstrado. Tudo em 2023.  

Quem aqui está conjuga o verbo influenciar. Cabe nós, comunidade arco-íris, fazer o mesmo com o reconhecer! 

30º - Toni Reis

Toni Reis - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Toni Reis continua como o mais importante nome do ativismo LGBT no Brasil. É presidente da maior rede de militância LGBT do País, a Aliança Nacional LGBTI+, com ramificação em todo o Brasil e cerca de 2.700 agentes, e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

Mesmo em cenário relativamente pulverizado de lideranças, ainda é um dos poucos que conseguem ter interlocução com os três poderes da República em nível federal. Foi ator importante na articulação que tentou impedir aprovação em uma comissão da Câmara dos Deputados de projeto de lei que veda casamentos homossexuais. É integrante da Rede Gaylatino, um dos muitos espaços internacionais que ocupa.

29º - Tiago Pavinatto

Tiago Pavinatto - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

É voz arco-íris com eco na direita brasileira. Em 2023, Tiago Pavinatto (ou Pavivi para os admiradores) deu audiência alta para a rede Jovem Pan como apresentador. Entretanto, após atacar um juiz que inocentou homem acusado de pedofilia, foi demitido.

Mostrou sua força ao levar centenas de milhares de pessoas para seus vídeos sobre política no YouTube. Seu livro lançado ano passado sobre os crimes do lendário Lampião conseguiu topo em lista de vendas e gerou eventos com filas gigantescas de admiradores para ter sua dedicatória.

28º - Rainha Matos

Rainha Matos - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Com mais de 2 milhões de fãs no Instagram, a influenciadora trans Rainha Matos firmou-se como um dos principais nomes na divulgação de fofocas e notícias sobre celebridades na internet.

Há páginas deste segmento com mais seguidores, é verdade, mas poucas alcançam as mesmas repercussão e polêmica como a da Rainha. Amada e criticada quase na mesma proporção, a piauiense tem seus desafetos e posicionamento político declarados, o que dá uma dimensão ainda maior para sua importância.

27º - Duda Salabert

Duda Salabert - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Um 2023 histórico para a professora Duda Salabert. Tomou posse como primeira pessoa trans (juntamente com Erika Hilton (Psol) a integrar a Câmara dos Deputados. Chegou aí como a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais. Foi eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas no mundo capazes de influenciar a nova geração.

Atuou fortemente em temas tais como a luta pela preservação da Serra do Curral, em Minas Gerais. Integrou lista das 10 melhores parlamentares dentro do prêmio Congresso em Foco. Terminou 2023 em posições competitivas nas pesquisas de intenção de voto para prefeitura de BH, o que fortalece seu nome para disputar as eleições este ano.

26º - Lucas Pasin

50 LGBT Mais Influentes 2023 - Lucas Pasin

Paulista vivendo no Rio há oito anos, Lucas Pasin se tornou um dos principais nomes do colunismo de celebridades do país. Com passagens pelo Ego e pela coluna de Leo Dias, o jornalista trilhou caminho de êxitos até conquistar sua própria assinatura no maior portal do Brasil, o UOL.

Lucas tem amplo trânsito dentre os famosos, o que lhe garante muitos furos e exclusivas. Sua respeitabilidade é tamanha que, por exemplo, foi para ele que Faustão ligou para contar como foi sua cirurgia no coração.

25º - Lucas Guimarães

Lucas Guimarães - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Ainda que muitos se refiram a Lucas Guimarães como “o marido de Carlinhos Maia”, o influenciador tem trilhado caminho próprio. Seus 12 milhões de seguidores no Instagram se interessam pelo seu relacionamento, claro, mas também aplaudem suas conquistas profissionais. Em 2023, o alagoano de 30 anos fechou contrato com o SBT para comandar seu próprio programa. O Eita, Lucas! é apontado como um dos projetos mais complexos da emissora e deve entrar no ar até março.

24º - Blogueirinha

Blogueirinha - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Quem diria que um ator com uma toalha na cabeça simulando uma blogueira de moda que queria ser famosa e com sobrenome escatológico (hoje já deletado) se tornaria um dos mais relevantes entrevistadores do País? Pois é a realidade de Bruno Matos, criador da ácida Blogueirinha e responde pelo maior sucesso do Dia TV.

Em meio a centenas de podcasts que tentam arrancar revelações de celebridades diariamente, é o programa da ácida personagem, às segundas, assumidamente inspirado em Marília Gabriela, que vira o assunto da noite nas redes e gera manchetes nos portais do País no dia seguinte. O sucesso foi tamanho que a TV Globo terminou 2023 com projetos para a personagem.

23º - Fátima Bezerra

Fátima Bezerra - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Fátima Bezerra tomou posse como governadora reeleita do Rio Grande do Norte, Estado com 3,3 milhões de habitantes. É uma das duas únicas governadoras mulheres do País e a primeira lésbica a assumir tal cargo no Brasil.

Tem 68 anos de idade e foi eleita, em 13 de dezembro, presidente do Consórcio Nordeste, grupo que reúne todos os governadores da região e que terá como ações principais instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas e monitoramento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Com isso, a política se gabaritou para ser interlocutora com a presidência da República sobre projetos na região, que tem 55 milhões de habitantes. 

22º - Symmy Larrat

Symmy Larrat - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

A ativista trans e jornalista mostrou força dentro do PT e conseguiu a terceira condução ao cargo máximo na área LGBT no Ministério dos Direitos Humanos. Ela tornou-se em 2023 Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, o que significa liderar o órgão para o segmento mais alto na hierarquia organizacional em todos os tempos. Por isso, Symmy coordena equipe de cerca de 40 pessoas.

Seu poder vai além da secretaria. Por conta do cargo e do tipo de gestão do governo federal, ela tem influência em ações de vários ministérios e no Palácio do Planalto. Teve vitórias e derrotas dentro do governo. A presença do item sexo na nova identidade civil é exemplo do último, o que ocorreu depois de o Poder Executivo federal ter dito que o tiraria.

21º - Gloria Groove

Gloria Groove - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

O ano de 2023 começou com Ameianoite, parceria de Gloria Groove e Pabllo Vittar, ainda no topo das pistas de dança desde o fim do ano anterior. Depois, surgiu parceria com Anitta e Valesca Popozuda e a volta da cantora com trio elétrico no carnaval paulistano.

Gloria surpreendeu ao subir ao palco do Lollapalooza para dueto com a espanhola Rosalía e explorou o universo sertanejo em featuring com Daniel. Em setembro, estreou seu novo show na primeira edição do festival The Town, em São Paulo, e pouco depois começou a divulgar seu novo projeto “Futuro Fluxo”.

>>> Clique e veja 50 LGBT Mais Influentes 2023 - 11º ao 20º lugar

>>> Clique e veja 50 LGBT Mais Influentes 2023 - 31º ao 40º lugar


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.