Com teatro, música e performance, Setembro É Gayboa chega à 6ª edição

Durante todo o mês, Teatro Gamboa Nova sedia vários eventos que dialogam com a diversidade de gênero e sexualidade

Publicado em 30/08/2017
Setembro É Gayboa: Cartas de Marear e outros eventos LGBT no Teatro Gamboa Nova
Show 'Cartas de Marear' é atração do Setembro É Gayboa. Foto: Alessandra Nohvais

Atualizado às 20h30 de 31/08/17

Pelo sexto ano consecutivo, Salvador se colore e fica mais inclusiva neste mês. É o Setembro É Gayboa, evento que reúne espetáculos, música e performance no Teatro Gamboa Nova.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O espetáculo Eudemonia (Em Memória a uma Peça Nunca Encenada) abre a programação a partir do dia 2 e será encenada em todos os sábados e domingos até dia 30.

Dirigida por Letícia Bianchi, a montagem homenageia a autora Cassandra Rios, ícone da literatura lésbica, que teve espetáculo vetado pela censura. Com leveza e bom humor, a peça trata de questões como o prazer feminino, o gozo e o sexo entre mulheres.

Xica, do Coletivo das Liliths, retorna ao espaço onde estreou e fará apresentações no evento durante as quartas e quintas de setembro até dia 28. Baseado em fatos, o espetáculo conta a história de Francisco Manicongo, negro africano e escravizado que foi considerado como a primeira travesti não-índia do Brasil. Xica, como era conhecida, foi denunciada à inquisição por se recusar a usar roupas masculinas e atender por seu nome de batismo.

Outro destaque da programação é o show Porra Loucascom Lucas Nascimento, que mistura teatro, dança e música, com repertório que vai de Ney Matogrosso a Johnny Hooker e tem a participação de Pedro Sena no violão percussivo e gaitas. As apresentações são nos dias 1º e 8.

Coisa de Viado é a performance da Bumbá - Escola de Formação Artística que rola nos sábados 16, 23 e 30. A encenação mistura humor e lacração para falar de temas como homofobia, transexualidade, suicídio de jovens LGBT e apoio familiar.

Na quarta 30 de setembro há a apresentação de Cartas de Marear. O duo Cordão de Rainha, formado por Ilma Nascimento e Patrícia Hita, mistura vozes, violão, flautas, violoncelo e percussão em uma aventura musical poética que perpassa as vivências das duas artistas, parceiras musicais de longa data.

Durante todo o período do evento, o público pode conferir a exposição Gamboa 43 Anos - 10 Anos de Boa Nova, uma seleção de fotografias, desenhos e criações gráficas utilizadas como tema visual de cada mês, realizadas por parceiros em recortes individuais ou em séries. 

Mais informações sobre a programação você tem em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.