Uso de sauna pode prolongar a vida, diz estudo

Pesquisa pode ajudar a encontrar tratamentos para doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson

Publicado em 19/02/2017
Uso de saunas pode prolongar a vida, diz estudo
Pesquisa identificou ganho em células após uma hora de estresse térmico

Famosas na cena gay de boa parte das cidades do mundo, as saunas podem proporcionar muito mais que encontros quentes dentre seus frequentadores. Um estudo revela que o uso delas pode prolongar a vida.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

De acordo com a pesquisa, publicada pelo site ScienceDaily, submeter o organismo a um período de estresse leve, como a sauna, pode melhorar a autofagia celular - processo que consiste na degradação e reciclagem de estruturas danificadas - e, com isso, melhorar a saúde e a longevidade.

Pesquisadores analisaram vermes colocados a 36ºC por uma hora e observaram que a autofagia aumentou, além de melhorar a capacidade do organismo de lidar com o acúmulo de proteínas agregadas, algo estressante para as células.

"Estudos epidemiológicos indicam que o uso frequente de sauna está associado a uma vida mais longa", disse a cientista Caroline Kumsta, líder do estudo.

A descoberta pode ajudar a encontrar tratamentos para doenças degenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson, que estão relacionadas ao acúmulo de proteínas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.