Uso da Prep aumenta em quase 50% no Brasil em 2023

Medicamento é opção de prevenção ao HIV e indicado a gays, dentre outros grupos vulneráveis

Publicado em 31/05/2023
Prep: uso do medicamento que previne HIV aumenta no Brasil
Prep precisa ser receitada pelo médico e está dispnível gratuitamente

O uso da profilaxia pré-exposição ao vírus HIV (Prep) aumentou em 47% nos três primeiros meses deste ano no País em relação ao mesmo período do ano passado.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo o Ministério da Saúde, o número de usuários saltou de 8.393 entre janeiro e março de 2022 para 12.343 no primeiro trimestre de 2023.

A Prep é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2015 como medida adicional de prevenção para pessoas com risco substancial de contrair HIV.

Mas como e onde adquirir a Prep? A profilaxia previne outra doenças? Cynthia Júlia Batista, especialista da farmacêutica Blanver, esclareceu mitos e verdades sobre o medicamento.

O que é a Prep?
A Prep (Profilaxia Pré-Exposição) é a combinação de dois medicamentos (entricitabina 200mg + fumarato de tenofovir desopoxila 300mg) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Disponível em frascos com 30 comprimidos.

Qualquer pessoa pode adquirir a Prep?
Mito. A Prep é prescrita para pessoas que tenham uma maior chance de entrar em contato com o HIV. Segundo protocolo do Ministério da Saúde, as populações prioritárias são homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens; pessoas trans (mulheres transexuais, travestis, homens trans e pessoas não-binárias); outros grupos que apresentem maior risco de exposição ao vírus; pessoas que estejam se relacionando com uma pessoa vivendo com HIV (casais sorodiferentes).

Para ter acesso à Prep é preciso se consultar com um médico?
Verdade. Para obter a prescrição do medicamento é preciso passar por uma consulta médica e realizar a testagem de HIV, que pode ser feita por um teste rápido, com resultado em 20 minutos. Uma vez que o resultado indique que o indivíduo não esteja infectado pelo vírus ele recebe a prescrição médica.

Pessoas de qualquer idade podem tomar o medicamento?
Mito. A Prep está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV. A população jovem é considerada uma das mais prioritárias, principalmente homossexuais, travestis e profissionais do sexo.

A Prep previne contra outras doenças?
Mito. A Prep consiste em uma das estratégias para evitar infecção pelo HIV, mas não exclui o risco de infeções por outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A Prep está disponível no SUS e nas farmácias?
Verdade. Desde 2018 o SUS disponibiliza a Prep por meio de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada entre o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e a Blanver. A versão similar da PrEP está disponível também nas principais redes de farmácias do país.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.