SUS: 61% dos casos de violência sofrida por LGBT ocorreram em casa

Pesquisa abrangeu o período de 2015 a 2017 e levou em conta 24.564 relatos

Publicado em 17/07/2020
violencia lgbt casa pesquisa estudo
Maior agressor foi o parceiro íntimo: 6.352 relatos do total com identificação 

A própria casa não é o lugar mais seguro para uma pessoa LGBT. A constatação vem de levantamento de casos de violência interpressoal e autoprovocada que foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2015 e 2017. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Dos 24.564 casos registrados, 61% ocorreram no domicílio da pessoa. Em segundo lugar vem a via pública, com 20,6%.

Mais
>>> SUS tem mais tentativas de suicídio de adultos LGBT que de jovens

O quesito local de ocorrência se completa com 7,7% de outro local, 4,4% de ignorado, 4% de bar ou similar, 1,3% de escola e 1% de habitação coletiva. 

Importante notar que os números não tratam apenas de violência causada por outra pessoa contra o indivíduo que foi atendido pelo SUS.

Em 24,6% das ocorrências, quem se feriu foi o próprio LGBT. Aí estão lesões, tais como automutilação, e tentativas de suicídio. 

A fato de lugar de moradia ser tão maléfico é reforçado pelo perfil dos possíveis agressores. Dos 18.438 casos registrados em que houve agressão por outra pessoa que não o próprio paciente do sistema de saúde, o maior quantitativo foi de parceiro íntimo, com 6.352 relatos. O segundo, é de parentes, com 2.797.

A pesquisa, publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia, chama-se Perfil das Notificações de Violências em Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Brasil, 2015 a 2017. 

O estudo tem com base informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), aplicado no SUS. 

Desde outubro de 2014, esse sistema, que diz respeito a casos de violência interpessoal ou autoprovocada, inclui orientação sexual e identidade de gênero. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.