Contra HIV: Prep agora pode ser receitada pela rede privada

Somente grupos que concentram maior risco de contrair o vírus da aids podem ter acesso ao tratamento

Publicado em 18/12/2021
HIV: Prep pode ser agora receitada por enfermeiros e rede privada
Até então, era preciso fazer acompanhamento médico pela rede pública para poder conseguir os comprimidos

Desde o último dia 8, hospitais e clínicas particulares do Brasil podem receitar a profilaxia pré-exposição ao vírus HIV, mais conhecida por Prep.

Curta o Guia Gay do Instagram

Em ofício, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação do serviço que desde 2018 é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Até então, para poder conseguir os comprimidos, era preciso fazer acompanhamento médico pela rede pública.

A Prep consiiste na ingestão diária (ou antes do sexo, a depender da indicação médica) de uma pílula com as drogas tenofovir e entricitabina, que tem eficácia de quase 100% na prevenção do HIV.

Somente grupos que concentram maior risco de contrair HIV (chamados de populações vulneráveis) têm acesso à Prep: gays, homens bissexuais, mulheres trans, profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis.

A pasta também passou a liberar a prescrição da Prep por qualquer profissional de saúde devidamente treinado - o que inclui enfermeiros e farmacêuticos.

A nova norma foi apresentada após teste piloto, em julho passado, realizado no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Amazonas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.