Brasileiro cria técnica para aumentar 3 cm de diâmetro do pênis

Procedimento inovador foi apresentado em congresso nos Estados Unidos

Publicado em 29/04/2025
Médico brasileiro cria técnica para engrossar pênis
Trinta pacientes se submeteram a novo procedimento no pênis

Um médico brasileiro criou técnica que é capaz de dar entre 2,5 e 3 centímetros a mais de grossura ao pênis.

Curta o Guia Gay no Instagram

O procedimento se chama Dart-Vag e usa tecido de duas áreas do saco escrotal.

O urologista Ubirajara Barroso Jr. é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e apresentou a técnica no congresso anual da Asssociação Americana de Urologia, em Las Vegas, Estados Unidos, no domingo 27.

Ao UOL, o médico explicou que o procedimento difere das duas maneiras que hoje existem para aumentar a largura do órgão sexual masculino.

Uma delas é a injeção de ácido hialurônico. Segundo ele, esta técnica dura no máximo dois anos, é cara e a aplicação é feita apenas no dorso do pênis, para evitar a uretra. Sendo assim, só "as costas" do órgão ficam mais largas, mas com o homem em pé e com pênis para baixo, tem-se ilusão de que ele está mais robusto por inteiro.

A outra é uma cirurgia que usa retalho de tecido do escroto, mas quando ela dá certo o dono do pênis ganha aumento de apenas 0,6 centímetro. Esse tecido se chama dartos e fica logo abaixo da pele.

"As técnicas anteriores eram realizadas só com o dartos", explicou o médico à reportagem. "Mas ele tem bem menos irrigação sanguínea. Era como se nós, cirurgiões, pegássemos uma camada de músculo e jogássemos por cima do pênis, sem necessariamente existir um vaso dominante, capaz de levar sangue e nutrientes. Sendo assim, ficava difícil predizer o resultado."

A técnica criada por Barroso Jr. se chama Dart-Vag e também usa tecido do saco escrotal, mas inclui uma camada mais funda, dupla e bem vascularizada, chamada túnica vaginal.

"Notando a insatisfação dos pacientes com esse engrossamento extremamente discreto, me veio a ideia de também usar a túnica vaginal, que é bem mais espessa", diz o cirurgião. Ele já tinha vasta experiência usando esse tecido para reconstruir uretras, por exemplo. Aliás, o médico brasileiro é reconhecido internacionalmente pelas cirurgias para reparar e reconstruir órgãos genitais, inclusive em operações para ressignificação de gênero.

"Nessa nova cirurgia, eu estico a túnica vaginal e crio retalhos, mas mantendo uma ligação com a parte no local de origem, em volta dos testículos, e com os seus vasos sanguíneos."

O urologista lembra que para dar certo é necessário que o saco do paciente seja grande para conseguir fechá-lo depois.

"Daí, uso esse tecido para embrulhar o todo pênis, cujo epitélio, nessa altura, eu já retirei delicadamente, camada por camada."

Não há cicatrizes aparentes, já que a incisão é feita sobre a chamada rale mediana, a linha que divide a bolsa escrotal em duas.

Ao todo, 30 homens foram submetidos ao procedimento e dez desses casos foram apresentados no congresso.

O médico também ressalta que a técnica é usada apenas por quem tem pênis realmente muito finos ou que tenham sofrimento psicológico comprovado pelo tamanho.

"Nossa cirurgia não tem nada a ver com estética, embora ela possa ser importante. A autopercepção do corpo tem impacto na vida sexual e no bem-estar de pacientes que, de fato, têm um pênis muito fino. É para eles que o procedimento se destina."

Como a média estimada é de 9,5 centímetros de diâmetro para os pênis, a indicação da cirurgia se dá para órgãos com que tenham menos de 8 centímetros de diâmetro.

"Não é uma operação para ser feita por quem tem essa medida mediana ou algo muito próximo disso", continua. "Se alguém assim chega me dizendo que queria ter um pênis mais grosso, respondo que não vou submeter uma pessoa a um procedimento que demora duas horas e meia, com todos os riscos de complicações de qualquer cirurgia, para ter um efeito meramente estético. E que, muitas vezes, apresenta esse desejo sem motivo devido a um problema de distorção de imagem que, falando sério, precisa ser encaminhado a um psiquiatra antes de mais nada."

Tags: penis

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.