Alerta! Homem que tomava Truvada contrai HIV

Infecção pelo vírus ocorreu dois anos após uso regular da PrEP

Publicado em 06/02/2017
Homem que tomava Truvada contra HIV
Medicamento ainda é bastante eficaz para prevenir infecção pelo HIV

Um usuário da profilaxia pré-exposição (PrEP) foi infectado pelo vírus HIV no Canadá.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em um artigo no New England Journal of Medicine, médicos informaram que o paciente, que vive em Toronto, tem 43 anos e tomava Truvada (combinação de dois antirretrovirais, o tenofovir e a emtricitabina) regularmente desde abril de 2013.

Mais
>>> Brasil começa a distribuir novo medicamento para HIV

Após dois anos, porém, o médico David Knox, um dos autores do artigo, relata que um exame de sangue detectou a contaminação.

O homem não usava preservativos, observou o médico, o que é recomendado mesmo para os pacientes da PrEP. Na prática, no entanto, sabe-se que a grande maioria que usa o Truvada faz sem sexo sem camisinha.

"Devemos monitar as taxas de mutações que estão ocorrendo com indivíduos com HIV, e devemos estar atentos para casos únicos de usuários da PrEP", disse Knox ao site HealthDay.

O profissional anota que apenas dois casos de diagnóstico de HIV foram descobertos por quem usuários da PrEP e, portanto, que isso não e motivo para deixar tomar o Truvada. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.