Ator brasileiro será clicado nu por 100 fotógrafos

100 Nude Shoots (of Hugo) quer desmistificar a nudez e mostrar que existem inúmeras possibilidades de tratá-la

Publicado em 02/08/2017
100 Nude Shoots of Hugo por Cobalto: ator é fotografado nu por 100 artistas diferentes
Hugo e o marido, Rodolfo, fotografados por Cobalto

Por Marcio Claesen

Reprimida, criticada, mal explorada, rejeitada... Há séculos a nudez é vista de maneira nada edificante. E ela é o foco de um projeto em andamento que joga nova luz sobre este universo.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Em 100 Nude Shoots (of Hugo), um ator brasileiro, radicado em São Paulo, pretende ser fotografado pelado por 100 fotógrafos com diferentes visões e conceitos artísticos.

"Eu sou ator, meu foco é na área da performance e tenho essa pesquisa artística no campo da nudez. Eu já vinha trabalhando com isso, quando um primeiro fotógrafo viu meu trabalho no teatro, entrou em contato comigo e ele estava começando um projeto de nu masculino e me convidou para fotografar", contou o Hugo, à nossa reportagem, sobre o início da empreitada.

"Depois, um outro fotógrafo também fez o convite, eu comecei a me interessar pelo tema. Passei a aprender mais sobre fotografia, sobre nu na arte visual, e quando vi já estava fazendo o sétimo, oitavo trabalho nessa área, com fotógrafos diferentes, e foi aí que me ocorreu, então, dado que eu havia começado a conhecer bastante esse mundo na arte e na fotografia, foi aí que eu resolvi transformar isso nesse projeto", explica.

100 Nude Shoots of Hugo: Ator brasileiro é clicado pelado em ensaios por 100 fotógrafos diferentes
Foto: Leo Lima

E o que significa a nudez para Hugo? "Cada da pessoa tem uma noção completamente enviesada sobre o que é o nu", diz o artista. "A maioria das pessoas associa diretamente ao sexo. O nu ao longo do tempo representou muitas coisas diferentes e teve papéis muito mais abrangentes do que tem hoje, seja na arte, seja no cotidiano das pessoas. A minha ideia com esse projeto é poder juntar, num lugar só, que vi representado nas imagens, as mais diversas possibilidades que existem em termos do nu em imagens".

100 Nude Shoots of Hugo: Ator brasileiro é clicado pelado em ensaios por 100 fotógrafos diferentes
Foto: Fernando Schlaepfer

Hugo conta que os autores dos cliques surgem por meios diferentes. "Alguns eu conheci o trabalho deles e entrei em contato. A gente foi trocando ideias, referências, interesses, até chegarmos em um conceito para o ensaio."

100 Nude Shoots of Hugo: Ator brasileiro é clicado pelado em ensaios por 100 fotógrafos diferentes
Com o marido Rodolfo, além de Rony e André Labate. Foto: Chico Castro

"Outros fotógrafos acabaram descobrindo meu trabalho, uma vez que ele já havia sido lançado, e se interessaram em participar. E assim a gente vai desenvolvendo", revela. "Em geral, cada ensaio, o conceito e produção deles, é feito a quatro mãos, por mim e pelo fotógrafo, às vezes tem outras pessoas, outros artistas envolvidos também, a ideia é sempre trazer todas essas colaborações diferentes."

"A minha ideia com cada ensaio é trazer sempre um conceito novo, alguma ideia, proposta, motivação que seja uma novidade para cada ensaio. E aí eu vou produzindo junto com os fotógrafos para que cada ensaio seja artisticamente relevante para o projeto", explica.

100 Nude Shoots of Hugo: Ator brasileiro é clicado pelado em ensaios por 100 fotógrafos diferentes. Foto: Janssem Cardoso
Foto: Janssem Cardoso

O projeto também está com uma campanha aberta no site Patreon de financiamento coletivo. Apoiadores poderão receber, dentre as recompensas, desde acesso a fotos exclusivas a livro de luxo a ser publicado sobre Hugo e até a jantares que Hugo preparará totalmente nu para seus convidados. Para conhecer melhor a campanha ou apoiá-la, clique aqui

100 Nude Shoots of Hugo: Ator brasileiro é clicado pelado em ensaios por 100 fotógrafos diferentes Foto: Ditto Leite
Foto: Ditto Leite

Foi difícil escolher imagens para ilustrar esta reportagem já que a grande maioria dos ensaios é de alta qualidade e recheada de belíssimas fotos. Para ver os ensaios completos, que incluem fotos mais explícitas que não podem ser publicadas aqui, clique aqui no site 100 Nude Shoots of Hugo ou aqui no Instagram do projeto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.