AL: Governador quer apuração sobre veto a trans usar banheiro

Lanna Hellen afirma ter sido tratada com truculência. Shopping de Maceió nega

Publicado em 07/01/2020
shopping maceio discriminação transexual
Houve manifestação a favor de Lanna no sábado 4. Foto: Instagram Danny Bond

A grande repercussão do possível caso de impedimento de a transexual Lann Hellen usar o banheiro do Shopping Pátio Maceió ocorrido na sexta 3 fez o governador alagoano se pronunciar. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Renan Filho (MDB) postou em seu Twitter vídeo da manifestação de apoio a Lann, afirmou ter determinado apuração rigorosa e ter se sentido "agredido" por conta do que pode ter ocorrido. 

Há no Supremo Tribunal Federal (STF) processo específico que trata da permissão de pessoas trans usarem banheiro de acordo com o gênero delas. 

Entretanto, juristas dizem que o fato de a discriminação contra LGBT ser crime no Brasil tal proibição já é impedida. Lei da capital alagoana pune especificamente o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero. 

O caso
A denunciante afirma que na sexta 3 segurança do shopping bateu na porta do banheiro afirmando que uma cliente estava incomodada com o fato de Lanna estar ali. 

Seguranças e bombeiros então a teriam acompanhado para fora do estabelecimento. Testemunhas afirmaram que tentaram ajudá-la, mas que foram impedidas. 

O shopping nega o impedimento do uso do banheiro, afirma que Lanna é ex-funcionária de uma loja que fica no local e que agiu apenas após ela subir em cima de uma mesa na praça de alimentação. 

Ela confirma que subiu na mesa como forma de protestar. 

No sábado 4, houve manifestação a favor de Lanna. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.