Marcelo Cosme fala do quanto demorou para se aceitar como gay

Jornalista da Globo News revelou que só teve coragem de ficar com homens aos 28 anos de idade

Publicado em 11/05/2021
marcelo cosme gay globo news
Apresentador do Em Pauta, Cosme explicou que não quer ser visto apenas como o 'gay do telejornal'

Fora do armário para o grande público desde janeiro passado, Marcelo Cosme falou de como demorou para se aceitar a própria homossexualidade.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

"Foi só com 28 anos que eu tive coragem de ficar com o primeiro homem", contou o jornalista, de 41 anos, à Veja.

Mais
>>> Marcelo Cosme fala sobre namorado pela 1ª vez na TV

"Depois disso, ainda levou dez anos até contar para os meus pais, quando eu já tinha 38 anos. Mas só tenho essa vida plena mesmo, de uns dois anos para cá."

Apresentador do programa mais visto da GloboNews, o Em Pauta, Cosme explicou que não quer ser visto apenas como o "gay do telejornal".

"Não quero ser só o gay do telejornal. Eu sou o Marcelo, filho, pai, jornalista, gay, vizinho, cunhado, colega de trabalho. Ser gay não é menos ou mais importante de tudo o que eu sou."

Mais
>>> Marcelo Cosme revela ser gay e mostra namorado

Mas Cosme vê a importância da representatividade. "Mesmo não sendo militante, eu tenho um papel fundamental. Nunca tive referências gays dentro do telejornalismo com apresentadores."

Ele lembrou quando comentou sobre o namorado, ao vivo, na TV, em março, resultando em seu "outing".

"Eu já tinha revelado, no início do ano, que namorava um cardiologista, ao comentar sobre a pandemia. Meu namorado trabalha em uma UTI de coronavírus. Quando falei isso no ar, teve uma grande repercussão nas redes sociais."

"Mas quando sai do estúdio, ninguém falou absolutamente nada comigo porque isso é muito natural na emissora. Aqui ninguém é tratado como o gay, o negro, o gordo. Todo mundo é igual. Na nossa equipe temos diversas pessoas homossexuais. Por que meus colegas podem falar que têm esposa, marido e eu não poderia falar que tenho namorado? Enquanto isso chamar a atenção das pessoas, a gente vai precisar falar."

Ciente de seu papel como formador de opinião e homossexual assumido, o jornalista promoveu live no domingo 8.

Na conversa com a psicóloga Rosângela Macedo, que o ajudou a se aceitar, Cosme abordou como gays e lésbicas podem ou devem lidar com a família no momento de sair do armário.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.