Salvador 472 anos: LGBT lembram momentos marcantes na capital

Personalidades arco-íris contam episódios vividos na cidade e que são inesquecíveis

Publicado em 29/03/2021
laina crisostomo edson cunha onã rudá aluvania butantan
 Dentre momentos inesquecíveis estão celebração, fé e ativismo 

A história é longa! Neste 29 de março, a primeira capital do Brasil completa 472 anos. As ruas estão vazias por conta do segundo ano da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, as lembranças povoam as mentes e corações! 

Curta o Guia Gay no Instagram

O Guia Gay Salvadorperguntou a algumas personalidades da cena arco-íris que episódio vivido na cidade foi o mais marcante em suas vidas. Nas respostas, há celebração, fé e ativismo! 

Onã Rudá, fundador do coletivo Canarinhos Arco-íris

onã rudá gay canarinho

"A aprovação da Lei Teu Nascimento [que atualizou norma de punição contra atos discriminatórios anti-LGBT]. Em 11 de setembro de 2019 se consagrou conquista importante para toda comunidade LGBT depois de anos e anos de construção, diálogo, debates e pressão com a mobilização de diversas personalidades das mais variadas áreas da cidade e do País."

Laina Crisóstomo, vereadora de Salvador

laina crisóstomo vereadora psol lésbica

"A Revolta do Buzu, eu tinha 15 anos. A juventude parou a cidade inteira para que o transporte público e a mobilidade fossem direitos e não privilégio. Esse movimento de 2003 me fez ter certeza que ali eu começava minha vida na política dentro dos movimentos, na política partidária e, hoje, na política institucional."

Edson Cunha Junior, transformista Scarleth Sangalo

scarleth sangalo salvador

"Sempre me marca a festa de 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, meu orixá. É emocionante ver o povo indo manifestar sua fé, sua crença."

André Bagageryer, transformista Bagageryer Spielber

bagageryer spilberg salvador transformista

"A primeira missa de Irmã Dulce como santa, em 20 de outubro de 2019. Eu conheci irmã Dulce nos anos 1980. Eu peguei na mão dela e beijei duas vezes. Sou devoto dela e minha mãe também."

Eddie Strauss, drag queen Aluvania Butantan

aluvania butantan

"Os 500 anos do Brasil foi pra mim muito marcante. O evento foi dirigido pelas pessoas integrantes do teatro Castro Alves. Vários grupos culturais de Salvador fizeram desfile, muitos artistas em destaque. Foi muito prazeroso participar desse elenco gigantesco e que desfilou do Campo Grande ao Pelourinho."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.