Tik Tok e Instagram são obrigados a tirar postagem sobre 'Kit Gay'

TSE atendeu pedido da candidatura de Lula (PT). Redes sociais ainda não se pronunciaram

Publicado em 25/09/2022
Bolsonaro cartilha kit gay
Fake news do 'Kit Gay' foi criada por Jair Bolsonaro. Dilma Rousseff vetou material após polêmica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Instagram e o TikTok devem remover todas as postagens que façam referências ao chamado "Kit Gay".  

Curta o Guia Gay no Instagram

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, acolheu o pedido da candidatura presidencial de Lula (PT).

“A liberdade de expressão não permite a propagação de notícias fraudulentas. O cenário sombrio que reforça esses comportamentos preconceituosos é que o TSE vem combatendo”, disse o magistrado.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia também acataram o pedido.

O Instagram e o TikTok ainda não se pronunciaram.

Na decisão, Alexandre lembrou que a própria Corte, na eleição de 2018, já havia determinado que semelhantes publicações fossem removidas.

O “Kit Gay”, supostamente distribuído nas escolas para crianças, foi fake news criada em 2011 pelo então deputado federal Jair Bolsonaro para acusar o governo de sexualizar crianças.

Na época, a base conservadora que integrava o governo da então presidenta Dilma Rousseff (PT) exigiu que a sua gestão recolhesse o material.

A Presidência de República explicou que as cartilhas ainda em elaboração seriam destinadas a alunos do Ensino Médio e a professores e não a crianças. De toda forma, os livros tiveram produção interrompida. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.