PM é condenado por homofobia contra colega que postou foto de beijo

Primeiro-sargento chegou a falar como penalizar Harrison da Costa por ser gay

Publicado em 02/10/2021
policial militar gay beijo homofobia
Harrison postou imagem em 11 de janeiro de 2020, quando se formou soldado

Um policial militar do Distrito Federal foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por ofensas contra oficial que postou foto de beijo no namorado na formatura como soldado.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Na quarta-feira 29, Astrogilson Alves de Freitas foi condenado por comentários e ameaças contra Henrique Harrison da Costa, que postou a imagem em 11 de janeiro de 2020.

Em grupos de conversa por aplicativo, Astrogildo, que é primeiro-sargento, atacou Henrique. 

"O cara que é viado [sic] tem que ficar no lugar dele", escreveu.

Em outro trecho, houve ameaça. "Em uma guarnição minha, um cara desses não entra. Se entrar, já ouviu falar em fogo amigo? Vocês conhecem fogo amigo, né? Fogo amigo não é só atirar nos outros não, tem muito jeito de a gente...nós todos já fomos sancionados durante a carreira."

"A gente pode até ficar calado, mas tem outro jeito de sancionar esse tipo de situação, falou?"

Na decisão, o juiz João Luís Zorzo afirmou que "a orientação sexual integra a intimidade da pessoa humana, não cabendo ao réu ou a qualquer outro membro da sociedade ofender ou incitar a prática de ofensa ao autor".

"Demonstrou-se também que o réu promoveu a replicação nas redes sociais de conversa homofóbica, na qual foram proferidas diversas ofensas ao direito de personalidade do autor", diz na sentença.

"Desta forma, demonstrada a ocorrência de violação a direito de personalidade da parte autora, resta caracterizado o dano moral, devendo o réu compensá-lo", continuou o magistrado.

Henrique considera a decisão uma vitória, mas avisou que vai recorrer por entender que o valor de R$ 5 mil não é reparam os danos à honra, imagem e sanidade mental sofridos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.