LGBTricolor: Bahia criará torcida para torcedores gays

Clube tem encampado ideias para promover inclusão nos estádios

Publicado em 28/10/2019
Bahia terá torcida LGBTricolor para apoiar torcedores gays
Foto: Thiago Pereira / Globo Esporte

O Bahia tem se mostrado cada vez mais disposto a acabar com a homofobia nos estádios.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O clube criará a "LGBTricolor", torcida voltada aos torcedores LGBT.

Mais
>>> Contra a homofobia, Bahia coloca bandeiras LGBT na Fonte Nova

O objetivo é promover a inclusão e tem apoio do presidente do clube, Guilherme Bellintani.

Segundo o Bahia Notícias, desde que o Núcleo de Ações Afirmativas do Bahia foi criado, ações inclusivas foram desenvolvidas para o clube abraçar todos os seus públicos.

Foi assim com os negros, deficientes, mulheres e, principalmente, com os homossexuais. Em maio, o Esquadrão de Aço lançou a camisa "não há impedimento". Em setembro, foi a vez da Arena Fonte Nova ganhar o tom arco-íris em bandeirinhas de escanteio no campo.

"A gente tem observado que o Bahia abriu um tempo novo do futebol do estado e do Brasil. O clube tem feito políticas afirmativas e tem um núcleo. Quando a gente observou isso, a gente entendeu que era o momento de se envolver", contou, à publicação, o fundador do grupo, Onã Rudá.

"O ambiente ainda reproduz valores de opressão. Quando apresentamos a ideia, ele [Bellintani] abraçou a ideia e colocou o clube à disposição para dialogar e apoiar a iniciativa. Foi muito bacana, tem sido uma receptividade muito positiva."

Rudá afirmou que também tem tido apoio da maior torcida organizada do time, a Bamor. "Foi uma surpresa positiva ter o apoio e eles têm se colocado à disposição para nos ajudar. Tem sido muito positivo esse suporte e orientação. Queremos construir ações no estádio, assim como o Bahia, que fez inúmeras ações."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.