Evento reúne 140 paradas LGBT de 60 países em Atenas

Conferência internacional da rede Interpride tem diversos debates e oficinas

Publicado em 20/10/2019
interpride atenas athens 2019
Programação teve mais de 30 oficinas a respeito de como organizar marchas

Welton Trindade, de Atenas

Pride, orgulho, orgullo, fierté, stolthet... Em um mesmo lugar é possível não só ouvir diversas formas de mostrar as cores do arco-íris como também saber das realidades de paradas LGBT de muitas partes do mundo. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A Conferência Mundial da Interpride, rede global das marchas arco-íris, é realizada anualmente. Em 2019, de 17 a 20 de outubro, a cidade mais cheia de orgulho LGBT no planeta é Atenas, que sedia o evento. 

Na programação, 32 oficinas e debates a respeito das várias questões que envolvem a realização das paradas. 

Dentre elas, como fazer a força policial ser aliada do evento, estratégias para incluir LGBT refugiados, de que forma gerar dinheiro com venda de souvenirs, e os flash mobs que ativistas fazem em locais tais como Hong Kong, em que desfiles arco-íris têm realização dificultada ou até impedida pelos governos. 

No total, participaram 140 marchas de 60 países.

O Brasil tem 66 paradas filiadas à Interpride, mas apenas o Brasília Orgulho estava presente no evento. Dentre outras marchas que foram ao encontro, estão Madri, Nova York, Beirute, Tóquio, Tijuana e Montpellier. 

A conferência também é o momento para escolher que cidade vai sedir a World Pride (parada mundial) em 2023. A concorrência ficou entre Sydney (Austrália), Montreal (Canadá) e Houston (Estados Unidos). 

Todas as mais de 520 paradas que são membros da Interpride podem votar já que a escolha é feita por meio de sistema on-line. 

O próximo encontro, fechado a organizações de marchas, será feito em Oslo, na Noruega. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.