Dani Calabresa, Bento Ribeiro e MTV são condenados por homofobia

Justiça concluiu processo de 2011, quando apresentadores chamaram colunista de 'bicha'

Publicado em 20/08/2022
dani calabresa bento ribeiro mtv homofobia
Humoristas alegaram que condenação seria censura. Justiça não aceitou alegação

Os humoristas Dani Calabresa e Bento Ribeiro e a MTV foram condenados a indenizar em R$ 15 mil o colunista social Marcelo Bandeira por homofobia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em 2011, quando eram apresentadores do Furo MTV, eles fizeram comentários sobre gafe cometida pela apresentadora Claudete Troiano, do programa Manhã Gazeta, da TV Gazeta.

Marcelo participava de quadro do programa e foi chamado pela dupla de "a bicha que trabalha com ela" e "ajudante homossexual”.

O colunista entrou na Justiça com pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 272,5 mil sob a alegação de ter sido humilhado e ridicularizado.

"Os requeridos [Dani e Bento] têm uma atitude agressiva, pejorativa e agem frequentemente com preconceito para com homossexuais, obesos e feios", afirmou a defesa de Marcelo.

Dani Calabresa se justificou ao dizer que piadas sobre orientação sexual eram aceitas normalmente na época de exibição do programa. "Bicha era uma expressão totalmente aceita à época", completou.

A defesa afirmou que condenar artista por piadas seria censura. 

Bento disse à Justiça que não tinha qualquer interferência sobre o conteúdo do programa, pois era apresentador e não roteirista, e alegou também a liberdade de expressão.

A juíza Daniela de Paula não aceitou as alegações. "Evidentemente, o tratamento é ofensivo. Termos como 'bicha' desvelam ojeriza à orientação sexual de pessoas homossexuais", afirmou na sentença.

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.