Casal lésbico brasileiro é 1º no mundo a se unir sob preceito Hare Krishna

Até então, apenas um casal gay havia celebrado cerimônia no movimento, nos Estados Unidos

Publicado em 02/09/2019
hare krishna veronica monteiro tatiane alves religião
Casamento foi realizado no interior de São Paulo, em julho

As religiões cada vez mais se abrem às novas formações familiares e exemplos variados de amor.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

As jovens Verônica Monteiro, de 23 anos, e Tatiane Alves, 25, formam o primeiro casal lésbico no mundo a se unir sob os preceitos do Hare Krishna, uma das vertentes do hinduísmo.

De acordo com o Dezanove, até então, apenas um casal homossexual, composto por dois homens, havia se unido dentro do movimento, em Los Angeles (EUA), em 2009.

"O casamento aconteceu na Bhakti Yoga House, em Taubaté, no Estado de São Paulo. Não temos templo em Taubaté, o espaço em que realizamos os encontros é uma casa de um devoto, ele usa a casa como escritório de advocacia e contabilidade e como os devotos estão sempre prontos para servir, ele libera o espaço aos domingos para realizarmos os programas com yoga gratuito, kirtan (canto de mantras), bate-papo sobre espiritualidade e ao final uma degustação vegetariana e vegana. Os devotos nomearam o espaço Bhakti Yoga House", explicou Verônica à reportagem sobre a união realizada em 21 de julho.

Verônica teve educação católica, mas afastou-se da igreja quando se assumiu lésbica. "A Tatiane também vem de família católica e apesar de ela não se considerar devota e sim simpatizante do movimento, vejo que ela também se sente acolhida. Deus é misericordioso demais", diz.

"O movimento não discrimina ninguém, Deus não discrimina ninguém. Como um devoto chamado Abhiceta Dasa me disse na primeira vez em que fui a um encontro, em Guarulhos [Região Metropolitana de São Paulo]: 'Somos todos almas espirituais e não este corpo material", afirma Verônica.

"Alguns devotos têm preconceito, mente fechada. E isso acontece em toda religião, em todo lugar. Vamos sempre encontrar pessoas receptivas e outras nem tanto, mas se não dermos o primeiro passo, vamos ficar para sempre paradas."

"Quando vi a possibilidade, comecei a enviar e-mails e mensagens para pessoas avançadas no movimento, incluindo Maharaj Chandramukha Swami, Sanyasi e mestre espiritual da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) que me respondeu com todo carinho e atenção. Ele mandou-me diversos áudios explicando sobre a visão do movimento para o casamento e o relacionamento homoafectivo e disse-me que a ISKCON não estava pronta para receber o casamento, mas que a bênção de Deus é importante para qualquer relacionamento, portanto, se estávamos certas de nosso sentimento, deveríamos procurar o sacerdote brâmane Rama Putra e conversar sobre a cerimónia."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.