ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Câmara dos Deputados tem drag queen como primeira suplente

Petista Ruth Venceremos é do DF e tem histórico de luta no Movimento Sem Terra

Publicado em 03/10/2022
drag queen ruth venceremos gay deputada federal
'Eu sou uma bicha preta. Sou nordestina. Sou sem-terra. Sou drag queen', define-se

A partir de 2013, a Câmara dos Deputados terá o ineditismo de ter como primeira suplente uma drag queen. A façanha vem do Distrito Federal e tem como protagonista Ruth Venceremos, interpretado por Erivan Santos.

Curta o Guia Gay no Instagram

A artista filiada ao PT conquistou 31.538 votos e chegou à marca de décima candidatura com mais votos no DF. 

Seu partido conseguiu a segunda reeleição de Erika Kokay, uma das principais políticas apoiadoras da causa LGBT no Congresso Nacional.

"Ruth" é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestre em educação pela Universidade de Campinas, integra o Movimento Sem Terra e fundou o coletivo Distrito Drag, sediado em Brasília e um dos principais do País na profusão e defesa da arte transformista.

E transformar é o verbo que ela quer permanacer a conjugar um dia no Congresso Nacional. "Eu sou uma bicha preta. Sou nordestina. Sou sem-terra. Sou drag queen. Minha presença na Câmara dos Deputados, por si só, renova e inova as estruturas da política institucional."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.