Argentina tem primeira transexual a ancorar telejornal

Diana Zurco fez carreira no rádio e diz que não é uma estrela da TV

Publicado em 28/03/2020
Diana Zurco: primeira transexual a apresentar telejornal na Argentina
'Com meu trabalho e o que eu digo, posso mostrar o caminho a outras pessoas'

Na TV, as mulheres trans conquistam espaço não somente na dramaturgia. Chegou a hora do jornalismo também.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Diana Zurco, de 40 anos, vem fazendo história na Argentina após se tornar a primeira transexual a ancorar um telejornal.

"A televisão precisa ampliar sua visão de mundo e mostrar a diversidade de pessoas", disse a apresentadora ao jornal Página/12.

"Uma pessoa trans em um telejornal não deveria ser histórico nem gerar notícia", afirma. "Mas hoje precisa ser novidade para que amanhã não seja mais. É um processo de mudança social e cultural. Há transformações que são inevitáveis."

Diana fez carreira no rádio. Hoje integra equipe do TPA Notícias, telejornal exibido diariamente, às 20h, pela Televisão Pública, emissoria do governo argentino.

A jornalista, que mora em Hurlingham, na Grande Buenos Aires, conta que pega trem, metrô e ônibus todos os dias para ir ao trabalho e que passou a ser reconhecida no caminho, recebendo elogios e pedidos de selfies.

"Sou uma operária da comunicação, não uma estrela da TV", diz, com humildade. E completa: "Com meu trabalho e o que eu digo, posso mostrar o caminho a outras pessoas."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.